É criada a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré em Cachoeira do Arari

No dia da festa de Natividade de Nossa Senhora, oito de setembro, o município de Cachoeira do Arari viveu um momento histórico com a criação da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, sediada na vila de Retiro Grande. Esta é a segunda paróquia do município, tendo sido desmembrada da Paróquia Nossa Senhora da Conceição que, por sua vez, foi criada no ano de 1747. 

A celebração eucarística teve início às 18h e foi presidida pelo bispo diocesano Dom Teodoro Mendes Tavares e concelebrada por alguns sacerdotes. Fiéis de diversas comunidades de Cachoeira do Arari estiveram presentes, bem como caravanas oriundas da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Santa Cruz do Arari e da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Ponta de Pedras. Estiveram presentes autoridades civis como o prefeito municipal de Cachoeira do Arari, Sr. Augusto Antônio Athar, e o secretário regional de governo do Marajó, Sr. Jaime Barbosa.  

Na ocasião foram empossados o primeiro pároco da nova paróquia: Pe. Carlos Roberto Gonçalves e o diácono transitório que irá auxiliá-lo: Diác. Rogério Feijolli Santiago. Também foram apresentadas à comunidade paroquial as Irmãs Missionárias do Espírito Santo, que irão morar na comunidade São Sebastião, Vila Umarizal, e irão auxiliar nas atividades missionárias da nova paróquia. 

Logo no início da missa, o chanceler da Diocese fez a leitura do decreto de ereção canônica da nova paróquia, bem como das provisões do primeiro pároco e do diácono. Em sua homilia, Dom Teodoro expressou sua alegria com a criação de mais uma paróquia, a qual surgiu para potencializar e expandir a evangelização naquela região. O bispo também agradeceu ao conselho presbiteral pela adesão e colaboração neste projeto. 

A Paróquia Nossa Senhora de Nazaré será composta pela matriz, sediada na vila de Retiro Grande, e 17 comunidades, a saber:

Comunidade Divino Espírito Santo – Camará;

Comunidade São Sebastião – Umarizal;

Comunidade São Benedito- Santa Rosa;

Comunidade São Raimundo Nonato – Camaraú;

Comunidade Nossa Senhora da Conceição – Jabuti;

Comunidade São Miguel Arcanjo – Retiro Grande – PA 154;

Comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz – Bela Vista;

Comunidade São José de Anchieta – Jauacá;

Comunidade Imaculado Coração de Maria – Sé;

Comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz – Bacuri;

Comunidade Nossa Senhora de Nazaré – Bom Jesus;

Comunidade São Raimundo Nonato – Boca Pequena;

Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes – Mata Fome;

Comunidade Nossa Senhora de Fátima – Japuíra;

Comunidade Sagrado Coração de Jesus – Aranaí;

Comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz – Chipaiá e

Localidade de São Joaquim – Próximo ao Chipaiá.


Pe. Carlos, o primeiro pároco da nova paróquia.

Diác. Rogério.

As Irmãs Espiritanas, que irão morar em uma das comunidades da nova paróquia.

Procissão de entrada




Comentários