Histórico da Diocese

Dom Angelo Rivato, primeiro bispo diocesano

O nascimento da Igreja Particular de Ponta de Pedras se deu em um período em que a Igreja e o mundo viviam intensas mudanças e discussões. De 1962 a 1965, a Igreja realizou o Concílio Ecumênico Vaticano II que refletiu sobre a relação entre a Igreja e o mundo moderno; já no plano político, o mundo vivia a Guerra Fria, período de tensão entre os Estados Unidos e a União Soviética, as duas superpotências da época. Foi nesse contexto político e eclesial que nasceu a circunscrição eclesiástica da qual fazemos parte.

A prelazia foi erigida canonicamente no ano de 1963 por meio da bula Animorum Societas do Papa Paulo VI, a sede escolhida foi a cidade de Ponta De Pedras. A nova prelazia tinha como função atender ao povo de Deus de seis municípios do Marajó, os quais, até então, eram atendidos pela Arquidiocese de Belém. O principal idealizador do projeto foi Dom Alberto Gaudêncio Ramos, então arcebispo metropolitano. Entre os motivos para a criação de uma nova prelazia, estava a dificuldade encontrada pelo clero arquidiocesano em atender aos fiéis daquele lugar, tendo em vista as dificuldades de locomoção e permanência no local, vale lembrar que, naquela época, o Marajó era muito mais atrasado do que nos dias atuais, a grande maioria da população era paupérrima e pouquíssimo instruída; a ereção de uma igreja particular local teria, portanto, como uma de suas prioridades, trabalhar o desenvolvimento econômico e social da região.

A nova prelazia foi confiada aos cuidados dos padres da Companhia de Jesus, os quais já trabalhavam a certo tempo no local. A partir de então, uma grande onda de trabalho precisou ser realizada, já que a região necessitava de quase tudo. A área territorial de 14.283 Km² precisava ser desbravada e os desafios precisavam ser conhecidos.

Dom Alberto Gaudêncio Ramos foi nomeado administrador apostólico e ficou nesse cargo de 1963 até 1965, ano em que o padre italiano Ângelo Maria Rivato foi nomeado prelado. Em junho de 1967, o mesmo Pe. Ângelo foi nomeado o primeiro bispo-prelado, tendo recebido a ordenação episcopal em agosto do mesmo ano. Começava, então, a rica história de lutas, conquistas, dificuldades e evangelização de Dom Ângelo a frente da Igreja Particular de Ponta de Pedras, função na qual permaneceu por 38 anos.

Como já foi dito, os desafios eram imensos. Apesar de ter um território pequeno, em relação a outras dioceses e prelazias, as dificuldades de transporte e comunicação o tornava muito maior. Muitos missionários, ordenados e leigos, a maioria estrangeiros, doaram suas vidas contribuindo com a prelazia. Muitos projetos sociais foram implantados em vários locais com o intuito de ajudar no desenvolvimento social e intelectual das pessoas. A formação cristã também era uma prioridade para aquele povo que passara a vida sem a orientação eclesial, as semanas catequéticas foram criadas com esse intuito.
O brasão da diocese


Algumas obras precisavam ser realizadas para atender algumas necessidades básicas, por isso, foram construídas casas paroquiais, centros comunitários, locais para a catequese e outras atividades. A construção, porém, que se fazia mais necessária era a de uma nova igreja catedral, já que a igrejinha matriz de Ponta de Pedras era muito pequena e não conseguia atender a demanda de fiéis. Por isso, iniciou-se a construção de um templo bem maior e com características únicas, a nova igreja foi construída em formato de semicírculo e sem nenhum pilar de sustentação. A catedral foi dedicada em 28 de novembro de 1987 por Dom Ângelo Maria Rivato.

Em 16 de outubro de 1979 a Prelazia de Ponta de Pedras foi elevada a dignidade de diocese por meio da bula Cum Praelatura, sendo Dom Ângelo empossado bispo diocesano em 29 de julho de 1980.

Em 10 de março de 1990 foi inaugurado o Seminário Maior Nossa Senhora da Assunção, uma das grandes realizações de Dom Ângelo, que sonhava em formar padres nascidos no Marajó para evangelizar os marajoaras. Para realizar tal empreendimento o bispo contou com a ajuda de muitos benfeitores. Ao longo de sua existência, o seminário vem cumprindo seu objetivo de formar os padres para a diocese.

Depois de 38 anos conduzindo a diocese, Dom Ângelo renunciou em fevereiro de 2002, aos 77 anos. Como novo bispo, foi nomeado o também jesuíta Pe. Alessio Saccardo, que foi ordenado em 6 de abril de 2002 e empossado no dia 20 do mesmo mês e ano. Dom Alessio governou a diocese por 13 anos, período no qual imprimiu seu próprio estilo de pastorear, sempre com muito despojamento e humildade.

O ano em que Dom Alessio atingiu a idade limite para exercer a função de bispo titular foi 2015, por isso, em 10 de junho desse ano, foi nomeado com bispo coadjutor Dom Teodoro Mendes Tavares, natural de Cabo Verde e que, até então, exercia a função de bispo- auxiliar de Belém. Sua posse aconteceu em 16 de agosto de 2015.


Em 2016, segundo a estimativa do IBGE, a Diocese de Ponta de Pedras tem 159.158 habitantes, sendo que a maioria dessa população ainda é católica. Nosso povo é autêntico e lutador. Sabe de sua difícil realidade, mas não se esmorece com ela. A Igreja tem como missão anunciar o Evangelho em meio à realidade do povo, compartilhando com ele as lidas e sofrimentos do dia-a-dia. Uma frase que Dom Ângelo mandou colocar na frente da antiga igrejinha matriz de Ponta de Pedras nos trás uma mensagem muito significativa: “Vejam que as pedras que somos não estão de ponta, mas interligadas entre si”. É assim que deve ser a caminhada como Igreja diocesana, na unidade, na comunhão, tendo Jesus Cristo como pastor e guia. Com esse espírito, a Igreja Particular de Ponta de Pedras continuará sua missão de levar o seu Senhor a todos as suas ovelhas. 

Confira abaixo o hino de nossa diocese que tem letra e música compostos pela Madre Ovídia Dias.

Salve! Oh! Ponta de Pedras, diocese!
Tuas paróquias de imensa vastidão,
são rebanhos buscando na alegria
a mensagem da eterna salvação!

1-Tua vasta extensão marajoara,
e o cenário de rios e matagais,
onde Cristo no altar da pedra D’ara
se oferece por mãos sacerdotais.
Missionários intrépidos e ardentes
buscam as almas como amor, sem se cansar,
através de campinas e vertentes,
 e enfrentando perigos sobre o mar.

2- O teu lema, sinete luminoso,
traz a marca da grande lei do amor,
que reflete o clarão tão radioso
da eloqüência e do zelo do pastor.
“Onde está a perfeita caridade,
dos irmãos numa vida de união,
reina o Deus de infinita majestade,
dominando em cada coração”.

3-Eia,pois, sob a luz do Vaticano,
com a papa unido a Jesus,
o sofrer não será tão desumano
se, ombro a ombro, levarmos nossa cruz.
Diocese, tua honra esteja nisto:
dar a Deus toda glória e todo amor.
teus rebanhos formando um só no Cristo,
em perene holocausto de louvor



Comentários


  1. Amigos, eu sou Administrador, Advogado e Professor. Agora, aos 76 anos, aposentado, dedico-me a escrever livros infanto-juvenis educativos. Tenho um site, onde disponibilizo meus livros para baixar gratuitamente. Estes livros educativos são úteis e importantes para que as crianças de sua cidade sejam melhores pessoas e cidadãs mais conscientes! Meus trabalhos são, essencialmente, voltados ara a EDUCAÇÃO de nossas crianças. São livros que colaboram para o desenvolvimento e formação de pessoas, bem como para inspirar, despertar e reforçar o interesse, nos seguintes aspectos: caráter e valores morais; conceito de cidadania; consciência ecológica; valores de família; respeito aos educadores (pais, avós e professoras); ordem e disciplina; cultura e conhecimento; incentivo ao estudo como caminho para o sucesso e espiritualidade. O site tem o caráter filantrópico e educativo, sem fins lucrativos.
    Eis o site: www.literaturaeducativa.com.br

    Atenção! Este e-mail não é um vírus. Se tiver dúvidas, pesquise no Google – Literatura Educativa – e acesse o site acima por este caminho, se quiser maior segurança.

    Agradeço o apoio de vocês na divulgação do site, possibilitando-me uma parceria para uma melhor Educação de nossas crianças! Se gostou do site, divulgue-o aos seus amigos.

    Atenciosamente, João José da Costa, Escritor.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, João José, vovô Joca! Parabéns pelo blog! Tentei acessar pelo site, mas não abriu. Tudo bem com você? Sou Élcio Mário Pinto, escritor. Moro em Sorocaba-SP. Estou escrevendo sobre Dom José Melhado Campos, o Juca, que foi o segundo bispo da então Diocese de Sorocaba. De leitura em leitura, cheguei até a Diocese de Ponta de Pedras-PA e também ao seu blog, pesquisando sobre Dom Ângelo, 1º bispo daquela que era Prelazia. Faço questão de destacar seus escritos em meu livro e citar conteúdos oferecidos. Você autoriza? Também escrevo livros infantojuvenis, além de outros a partir de pesquisas históricas. Gosto de unir história e ficção. Vamos estreitar laços e vínculos. Abração, em plena quarentena: 16/04/2020. Meu e-mail para contato: elcioescritor@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário