A Vocação Sacerdotal

 


No mês de agosto, a Igreja no Brasil se dedica a refletir sobre as vocações. Em cada domingo deste mês refletimos sobre uma vocação específica. No primeiro domingo tratamos da vocação sacerdotal; no segundo, da vocação familiar; no terceiro, da vocação religiosa consagrada; no quarto, da vocação dos leigos; e, quando há um quinto domingo, tratamos da vocação do catequista (que é uma das formas de viver a vocação dos leigos).

A vocação sacerdotal é celebrada logo no início de agosto porque nesse período (dia 4 de agosto), a Igreja celebra o dia de São João Maria Vianney, que é o Padroeiro dos Padres.

São João Maria Vianney foi um sacerdote que nasceu e viveu na França entre os séculos XVIII e XIX e levou uma vida de exemplar santidade. Quando era seminarista, o santo teve grande dificuldade nos estudos, principalmente no latim, que ele quase não conseguia aprender; mesmo assim foi perseverante e foi ordenado sacerdote.

Quando foi transferido para a paróquia da cidade de Ars, São João Maria surpreendeu a todos os que não esperavam que ele fosse conseguir, pois o santo promoveu "revolução da santidade" naquela paróquia, fazendo com que muitas pessoas se convertessem e abandonassem suas vidas de pecado. Através de uma pregação forte e eloquente e de seu testemunho de santidade, São João Maria Vianney transformou a realidade daquele lugar, que até então era conhecido como um local para onde ninguém queria ir. Até mesmo pessoas de outras cidades se deslocavam até Ars para se confessar e ouvir os seus preciosos conselhos.

Que São João Maria Vianney interceda por todos os sacerdotes do mundo inteiro, especialmente os da nossa Diocese de Ponta de Pedras, para que o exemplo deste grande santo os inspire no exercício do seu ministério.

Aproveitemos também este mês de agosto para nos aprofundar nos vários tipos de vocação e pedir a Deus a graça do discernimento.


Sem. Odmilson Rodrigues
3° ano de teologia 

Comentários