Nosso bispo

O atual bispo da Diocese de Ponta de Pedras é Dom Teodoro Mendes Tavares, que foi nomeado bispo coadjutor no dia 10 de junho de 2015, pelo Papa Francisco, e teve sua apresentação canônica em 16 de agosto do mesmo ano na catedral diocesana Nossa Senhora da Conceição. Dom Teodoro sucede Dom Alessio Saccardo que passou treze anos no governo da diocese.

Dom Teodoro nasceu no dia 7 de janeiro de 1964, na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, um pequeno país africano que tem o Português como idioma oficial. Em 1984, aos vinte anos, ingressou na Congregação dos Missionários do Espírito Santo, tendo feito sua profissão religiosa em 1986. Sua ordenação presbiteral aconteceu em 11 de julho de 1993 e, em novembro de 1994, foi enviado como missionário ao Brasil, para trabalhar na Prelazia de Tefé, no Amazonas. O então Pe. Teodoro trabalhou por 16 anos nessa prelazia e, nesse período, exerceu inúmeras funções.

Foi nomeado pelo Papa Bento XVI para ser bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém em 16 de fevereiro de 2011, tendo sido ordenado em sua terra natal no dia 08 de março de 2011, pelas mãos de Dom Alberto Taveira Correa, com quem colaboraria durante quatro anos no pastoreio da arquidiocese.

O governo da Diocese de Ponta de Pedras estava nas mãos de Dom Alessio desde 2002, ano em que tomou posse na diocese, tendo, nessa época, 62 anos. Em 2015 seria o ano em que Dom Alessio completaria 75 anos, a idade com que os bispos se tornam eméritos, portanto, haveria necessidade da nomeação de um bispo coadjutor. O escolhido pelo Espírito Santo foi Dom Teodoro, o mesmo já era conhecido por boa parte dos fiéis marajoaras, pois muitos acompanhavam sua ação pastoral na Arquidiocese de Belém.

Logo ao chegar à diocese para os primeiros contatos com o povo de Deus, Dom Teodoro mostrou seu estilo carismático, carinhoso e atencioso, cumprimentando a todos e ganhando a simpatia das pessoas. Seus planos para a diocese são de uma Igreja em consonância com os apelos do Papa Francisco: aberta, missionária, misericordiosa, testemunha de Cristo. Suas ações na diocese já foram muitas até agora: a implantação do diaconato permanente, formação litúrgica permanente, revigoramento das comunidades, promoção de eventos de evangelização e formação, entre outras.


Comentários