Seminário promove encontro pré-propedêutico




Nos dias 16, 17 e 18 deste mês ocorreu no Seminário Maior Nossa Senhora da Assunção, o Encontro Pré-Propedêutico com o tema “Chamados ao Amor e à Alegria”. Esse encontro tem o intuito de fazer com que os candidatos ao ingresso no seminário experimentem de forma mais intensa a vivência de um jovem que se prepara para o sacerdócio, por isso participaram dos momentos de oração, conviveram com os seminaristas, participaram de momentos formativos com o objetivo de tirarem algumas dúvidas, enfim vivenciaram aquilo que é próprio do processo formativo.

Tivemos, de modo particular, duas palestras: “O que a Igreja espera de um seminarista”, conduzida pelo sem. Rubens, a qual foi embasada na Carta aos Seminaristas, do Papa Emérito Bento XVI que foi escrita durante o ano sacerdotal de 2010, um vez que ela reflete aspectos importantes acerca daquilo que o Magistério nos apresenta a respeito da formação como também alguns dados que ajudaram o próprio papa em seu itinerário no Seminário; refletimos também a temática “A importância da vocação sacerdotal para a vida da Igreja”, a qual foi conduzida pelo Reitor Pe. Antonio Cardoso, a partir de um documento chamado “O dom da vocação presbiteral” (Ratio Fundamentalis), onde foram abordadas também as etapas da formação e suas peculiaridades.

Participaram seis jovens: Carmelino Ramires, natural de Soure (Paróquia Menino Deus); Ivan Alexandre, natural de Cachoeira do Arari (Paróquia Nossa Senhora da Conceição); Frank Willians, o qual está fazendo estágio pastoral em Cachoeira do Arari (Paróquia Nossa Senhora da Conceição); Cássio, natural de Muaná (Paróquia São Francisco de Paula); Ivanilson, natural de São Sebastião da Boa Vista (Paróquia São Sebastião); e Eduardo, natural de Curralinho (Paróquia São João Batista).

Sendo assim, rendemos graças a Deus pelo SIM desses jovens e pedimos a proteção materna da Virgem Maria para que perseverem nesta tão sublime vocação que é a Sacerdotal!

Sem. Rubens Evangelista Reis, 3o Filosofia
Animador Vocacional da Diocese de Ponta de Pedras







Comentários