Mensagem de Dom Teodoro para o 126° Círio da Conceição em Ponta de Pedras



Ao amado Povo de Deus da Diocese de Ponta de Pedras, a todos os fiéis e devotos de Nossa Senhora da Imaculada Conceição-“Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo nosso Senhor” (2Tm 1,2), nascido da Virgem Mãe puríssima!

Com a graça de Deus, vamos celebrar este ano ( de 23 de novembro a 08 de dezembro de 2018) mais um círio de nossa excelsa padroeira, Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Ponta de Pedras. O Círio de Nossa Senhora da Imaculada Conceição nos proporciona uma oportunidade ímpar de encontro e reencontro com Deus e com outros membros da nossa comunidade cristã, a começar pelas pessoas da família, amigos, devotos de Nossa Senhora, grande multidão de fiéis e pessoas de boa vontade, provenientes de muitos lugares...O tema escolhido para o Círio de 2018 é: “Maria, modelo de jovem pura e imaculada”. A Mãe de Jesus e nossa é exemplo irrepreensível de vida, pureza e santidade para todo o povo de Deus, particularmente para os jovens.

Contemplando a jovem Maria de Nazaré, reconhecemos nela uma pessoa “cheia de graça”, humilde, pura, disponível e fiel a Deus, que a escolheu para ser a Mãe de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Maria respondeu prontamente ao projeto de Deus, dizendo: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”(Lc 1, 28); Ela gerou para nós, no tempo e por obra do Espírito Santo, Jesus Cristo, o Verbo divino, que se fez Homem e habitou entre nós (cf. Lc 1, 35; Jo 1,14). Maria tem um lugar muito especial no plano salvador de Deus, o qual realizou grandes obras em favor dela e, com certeza, em nosso favor também. Depois do episódio da anunciação, Maria parte apressadamente (cf. Lc 1,39) para a região montanhosa da cidade da Judeia, qual protomissionária, mãe do Evangelho vivente e modelo para os que evangelizam, indo à casa de Isabel, levando Jesus Cristo no seu seio virginal, e alegria a Isabel e João Batista. Por isso, Isabel, cheia do Espírito Santo, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito o fruto do teu ventre” (Lc1,42).

O Papa Francisco comentou: “Maria é muito jovem; aquilo que lhe foi anunciado é um dom imenso, mas inclui também desafios muito grandes; o Senhor garantiu-lhe a sua presença e o seu apoio, mas há ainda muitas coisas obscuras na sua mente e no seu coração. No entanto, Maria não se fecha em casa, não se deixa paralisar pelo medo ou o orgulho. Maria não é daquelas pessoas que, para estar bem, precisam de um bom sofá, onde ficam cômodas e seguras. Não é uma jovem-sofá” (cf. Discurso na vigília, Cracóvia, 30/07/2016). Em Maria encontramos inumeráveis exemplos de fé, solicitude e amor pelos outros. A Virgem de Nazaré é o modelo acabado de uma vida “cheia de graça”, imaculada, pura, sábia, virtuosa, louvável e santa... Ela é um espelho para nós, exemplo perfeito a ser imitado; fez a vontade de Deus  e nos deixou este testamento espiritual: “Façam tudo o que ele vos disser” (Jo 2,5).

Dom Teodoro Mendes

O Senhor Jesus nos deu Maria por Mãe e nós a acolhemos como tal: como Mãe Imaculada, Mãe da divina graça, Mãe do bom conselho, Sede da Sabedoria, Consoladora dos Aflitos, Auxílio dos Cristãos, Refúgio dos Pecadores... Confiando no seu amor materno, na instabilidade desde mundo em que vivemos, encontramos sempre nela o refúgio seguro para todas as horas. Vivemos tempos difíceis, neste mundo tão conturbado e marcado por uma crise de valores éticos e morais, que atinge inúmeras pessoas e deixa marcas profundas... Aos que estão sem rumo certo na vida, perdidos e infelizes, e a todas as pessoas que procuram Deus de coração sincero, convidamos a fazerem a experiência feliz de encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo, o filho da Virgem Mãe: “Quantos se deixam salvar por ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria” (EG 1).

 Refletindo sobre o tema supramencionado, que escolhemos para o Círio 2018, recordemos que Jesus Cristo é o Cordeiro de Deus sem defeito e sem mancha (cf. 1Pd 1,19). Ele veio ao mundo para nos purificar de todo pecado. Certa vez, ensinando seus discípulos e as multidões, proclamou: “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus” (Mt 5,8). O nosso coração é purificado pela graça de Deus, no relacionamento com ele. Sendo nós o Povo de Deus, santificado no Espírito Santo, São Paulo nos exorta a nos oferecermos como “hóstia viva, santa e agradável a Deus” (Rm 12,1). O apóstolo acrescentou: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando a vossa mente, a fim de distinguir qual é a vontade de Deus: o que é bom, o que é agradável a ele, o que é perfeito” (Rm 12,2). Por isso, é preciso ocupar-se “com tudo o que é verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, honroso, virtuoso, ou que de algum modo mereça louvor...” (Fl 4,8). Deste modo, finaliza São Paulo, “O Deus da paz estará conosco” (Fl 4,9).

Creio que o melhor presente que podemos oferecer ao Senhor Jesus e sua Mãe, Nossa Senhora da Imaculada Conceição, neste círio, é o nosso coração puro, imaculado, manso e humilde, como o Sagrado Coração de Jesus e de Maria. Continuemos com o nosso coração aberto para Deus, pedindo-lhe que nos purifique dos nossos pecados, de toda impureza e nos conceda a graça da santidade, porque “Deus não nos chamou para a impureza, mas sim para a santidade” (1Ts 4,7).

Neste Círio, queremos celebrar e orar juntos e unânimes, como povo de Deus desta Diocese de Ponta de Pedras, pedindo pela intercessão da Mãe Imaculada, o auxilio divino para combatermos com êxito os males do nosso tempo e a graça de uma vida pura e santa. Renovemos o convite para todos os fiéis e pessoas de fé e de boa vontade estarem conosco no Círio de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, participando das peregrinações, orações e celebrações, especialmente da santa missa e outros momentos marianos, nos quais destacamos sobremaneira a figura de Maria, qual farol que nos ilumina a todos, especialmente a nossa juventude. O Círio é, com certeza, uma grande festa religiosa, oportuna para evangelizarmos e sermos evangelizados, profícua do ponto de vista espiritual, pastoral, social e cultural... Quem participa do Círio recebe muitas bênçãos e graças! Desde já, antecipamos os nossos sinceros agradecimentos a todas as pessoas que participarem e nos ajudam e colaboram conosco e/ou estão envolvidas na organização e realização deste Círio de 2018. Desça sobre todos(as), pela intercessão da Mãe da divina graça e nossa augustíssima Padroeira, Nossa Senhora da Imaculada Conceição, a benção de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Recebam meu abraço amigo e votos de um feliz Círio de Nossa Senhora da Imaculada conceição!

Dom Teodoro Mendes Tavares, CSSp
Bispo diocesano de Ponta de Pedras

Comentários