Círio de Nossa Senhora da Conceição em Ponta de Pedras: ano 2018



No último domingo de novembro (25/11), solenidade de Cristo Rei, a Paróquia de Ponta de Pedras realizou o círio de sua padroeira, o qual é patrimônio cultural imaterial do Estado. Em 2018, o Círio chega a sua 126° edição, tendo como tema: “Maria, modelo de jovem pura e imaculada”. Os festejos se estenderão até o dia 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição.

Os preparativos para o círio começam meses antes, com as novenas. Esses encontros são um instrumento importantíssimo para a evangelização, pois muitos lugares remotos e afastados são visitados pelas equipes de peregrinação e os moradores têm a oportunidade de viver um momento de espiritualidade, por meio de Nossa Senhora da Conceição. Muitas imagens pequenas da padroeira são distribuídas para peregrinarem pelo território da paróquia.

A programação do Círio começou na sexta-feira (23/11) com a tradicional missa de encerramento das peregrinações, que reúne fiéis de toda a paróquia. No sábado, logo cedo, aconteceu a também tradicional procissão fluvial, tendo a imagem saído da comunidade São Miguel e percorrido as águas marajoaras até o trapiche municipal, onde se iniciou a procissão rodoviária até a comunidade do Jagarajó, onde foi celebrada a santa missa após a chegada.  Na noite do sábado, as 19 h, foi celebrada missa na catedral presidida pelo bispo diocesano, ao término da qual se deu início à trasladação.

No domingo do Círio, a procissão foi antecedida por uma celebração eucarística na igrejinha. O Círio 2018 começou por volta das 8 horas. A imagem percorreu algumas ruas da cidade, recebendo homenagens em vários lugares. Foram muitos fogos, canções, danças e, principalmente, muitas palavras de agradecimento pelas graças alcançadas por intercessão da padroeira da diocese.
,
Após a chegada da imagem na catedral, foi celebrada santa missa, presidida por Dom Teodoro Mendes Tavares, com a igreja completamente lotada. Fiéis de muitos locais participaram desses momentos. Às 19 horas, outra missa foi celebrada na catedral, também com expressiva participação. Após a celebração, aconteceu a programação social no centro social Dom Ângelo Rivato.

No decorrer da festividade, alguns bispos e presbíteros irão presidir as celebrações na catedral. No dia 1° de dezembro, dois candidatos ao diaconato permanente serão ordenados pelo bispo diocesano para o primeiro grau do sacramento da Ordem.

















Comentários