Muaná realiza seu 88° Círio de Nazaré



Neste último domingo (21/10), os muanenses celebraram pela 88° vez o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, prestando a homenagem muanense à Rainha e Padroeira da Amazônia. O Círio de Nazaré, que é a maior festa religiosa do município, contou com a participação de fiéis de vindos de Belém, de outros municípios e das comunidades do interior de Muaná para participarem da festa que é como uma grande confraternização paroquial, em torno da Mãe de Jesus.

O Círio de 2018 tem como tema: “Maria, uma jovem missionária”, e como lema: “Eis aqui a serva do Senhor” (Lc 1,38), os quais darão o direcionamento para as reflexões durante todo o decorrer da festa, que se estenderá até o dia 28 de outubro.

No final de semana do Círio, uma programação especial foi realizada, começando na sexta-feira (19/10), com a pedalada da juventude pelas ruas da cidade. Também na sexta-feira, à noite, foi celebrada a missa de encerramento das peregrinações, na qual também foi apresentado o manto oficial que cobrirá a imagem. No sábado (20/10), aconteceu a procissão fluvial, que se iniciou na comunidade Nossa Senhora Aparecida, no rio Piramujarú. Após a chegada da procissão fluvial, iniciou-se a motorromaria até o Santuário, onde a imagem da Santa ficou até o término da missa que se iniciou às 18 horas.  Terminada a missa, deu-se início ao traslado com a imagem com destino à comunidade Nossa Senhora de Nazaré, na localidade do Mocajatuba.

No domingo, a grande procissão foi antecedida por uma missa na capela da comunidade, depois da qual se deu início ao Círio 2018. Durante a procissão, o ministério Chagas de Cristo animou a caminhada entoando cânticos para Nossa Senhora. No decorrer do trajeto, muitas homenagens foram prestadas por repartições públicas e famílias.

A procissão do Círio chegou ao Santuário diocesano por volta das 10 horas, lá foi celebrada a santa missa da chegada para uma multidão que lotava o templo. A celebração foi presidida pelo Pe. Mateus Tavares dos Santos, vigário episcopal. À noite, foi celebrada outra missa, presidida pelo Pe. Jorge Alves, pároco da Paróquia São Francisco de Paula.

Durante a semana da, vários sacerdotes convidados presidirão as celebrações eucarísticas. O bispo diocesano, Dom Teodoro Mendes Tavares participará dos atos finais da festividade. No sábado (27/10), acontecerá nas dependências do Santuário o Dia Nacional da Juventude (DNJ), com a presença de delegações de algumas paróquias da diocese e acessória do Pe. Silvio Santos.

Veja alguns registros da procissão do Círio e da missa que o seguiu. 









































Comentários