Paróquia de Cachoeira do Arari celebra os 270 anos de sua fundação



Nos dias 01 e 02 de setembro, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no município de Cachoeira do Arari, celebrou momentos de júbilo em memória aos 270 anos de sua fundação. As comemorações contaram com a participação de fiéis advindos das comunidades do interior, da cidade e de outros municípios. O bispo diocesano, Dom Teodoro Mendes Tavares participou do jubileu, juntamente com outros sacerdotes, além dos párocos locais.

A programação do jubileu começou bem cedo, no sábado, com alvorada as 5:30 horas. Às 8 horas, a Paróquia participou da abertura da semana da pátria, em frente à prefeitura.  Às 10 horas, ocorreu uma sessão solene da Câmara dos Vereadores de Cachoeira do Arari em homenagem ao jubileu e em agradecimento pelos serviços prestados pela paróquia ao município. Às 17 horas, duas comunidades da cidade sediaram a oração do santo terço, depois do qual se iniciaram procissões em direção à praça da independência, onde se iniciou a procissão luminosa dos 270 anos, com as imagens de Nossa Senhora da Conceição e de São Sebastião. Após a chegada da procissão, foi celebrada uma missa campal presidida por Dom Teodoro Mendes Tavares e concelebrada pelos sacerdotes presentes. Após a santa missa, houve um show da banda católica Arcanjos.

No domingo, foi servido um café da manhã para a comunidade e logo após houve uma exposição fotográfica sobre a história da paróquia. Às 9 horas foi celebrada uma missa solene na Igreja Matriz, que passou um mês em reformas. Em sua homilia, Dom Teodoro ressaltou a grande contribuição da Igreja Católica para o município em âmbito social e educativo. Nesta celebração foi concedido o ministério extraordinário de distribuição da Comunhão para alguns candidatos.

O grande motivo da celebração do jubileu não foi simplesmente lembrar uma data antiga, mas entoar um hino de louvor a Deus pelos imensos benefícios concedidos ao povo de Deus através da presença daquela paróquia no município de Cachoeira do Arari. O jubileu também serve como um impulso para que a evangelização não cesse, pois muitas almas precisam conhecer Jesus Cristo, escutar o seu Evangelho e se converter à sua Igreja.

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição foi criada como freguesia no ano 1747, pelo então bispo de Belém do Pará Dom Guilherme de São José Aranha. No início a freguesia abrangia os municípios vizinhos de Salvaterra e Ponta de Pedras, que continuaram tendo Nossa Senhora da Conceição como padroeira mesmo após o desmembramento. Os párocos de Cachoeira do Arari são o Pe. David Charles Teixeira e Pe. Carlos Roberto Gonçalves. Além dos padres, atuam na paróquia as religiosas da Congregação de Maria Imaculada, que estão presentes há mais de 50 anos em Cachoeira.


Veja alguns registros desse momento.
























































 



































Comentários