Festa da Assunção e concessão de ministérios no Seminário Maior


No dia 15 de agosto, em que a Igreja celebra a solenidade da Assunção de Maria, o Seminário Maior da Diocese de Ponta de Pedras, que a invoca como padroeira, viveu um momento de júbilo com a solene celebração presidida pelo bispo e concelebrada por todo o clero diocesano, na qual foi instituído leitor o seminarista Zacarias e instituídos acólitos os irmãos André, Dannilo e Josimar.

A missa, que foi celebrada na sala magma do seminário, iniciou-se as 18 horas do dia 15 e contou com a presença de alguns fiéis vindos das paróquias da diocese para participarem do encontro que estava acontecendo no local, além de outros convidados especiais. Logo após a proclamação do Evangelho, o reitor do seminário, Pe. Antonio Cardoso, fez o chamado dos candidatos. Depois desse momento, Dom Teodoro proferiu a sua homilia, ressaltando alguns aspectos da liturgia da solenidade e comentando sobre a missão dos leitores e dos acólitos. Após a homilia, procedeu-se o rito de instituição dos ministérios, ao final do qual a celebração continuou como de costume. 

O seminarista Zacarias Lima Machado é natural de Curralinho e cursa o segundo ano de teologia. Os irmãos da Sagrada Face são todos nordestinos, Ir. André e Ir. Dannilo são paraibanos, enquanto que Ir. Josimar é potiguar; os três cursam o terceiro ano de teologia. 

Segundo o Missal Romano, números 65 e 66, "O acólito é instituído para servir ao altar e auxiliar o sacerdote e o diácono. Compete-lhe principalmente preparar o altar e os vasos sagrados, bem como distribuir aos fiéis a Eucaristia, da qual é ministro extraordinário." Enquanto que "O leitor é instituído para proferir as leituras da Sagrada Escritura, exceto o Evangelho. Pode igualmente propor as intenções para a oração dos fiéis e, faltando o salmista, recitar o salmo entre as leituras."

Veja algumas imagens desses momentos!




















































Comentários