Cada comunidade, uma vocação



"Para ser autenticamente evangélica e continuar a missão de Cristo, a Igreja deve estar inteiramente voltada para o serviço. Para tanto, ela há de ser toda ministerial. Essa é a vocação da Igreja. A vocação ministerial é um chamado do Senhor para o incremento e a perene santificação da Igreja. E uma atividade eclesial se expressa por meio da variedade de carismas, serviços e ministérios que o Senhor reparte entre os fiéis em vista da vida e missão da Igreja". (Plano de Pastoral da Diocese de Ponta de Pedras)

Nós, como Igreja diocesana, somos convidados a promover e incentivar as vocações sejam elas para a vida sacerdotal e religiosa, como também para a vida familiar, pois das famílias católicas que surgem os vocacionados e vocacionadas para a vida da Igreja.

Desse modo, somos impelidos a sermos promotores e animadores vocacionais, por meio das orações e do incentivo a cada jovem que ainda não conhece a alegria de servir a Deus e a Santa Igreja, nós, mais do que nunca precisamos de homens e mulheres que falem sobre a vocação, porque onde a Pastoral Vocacional não ecoa ou não chega os leigos devem assumir esse papel de serem instrumentos necessários para a ação de Deus. A vocação, nada mais é do que a resposta de Deus a uma comunidade que reza e ora. “Jesus disse que o primeiro método para obter vocações é a oração”. (Papa Francisco)

Portanto, vamos começar uma campanha: CADA COMUNIDADE, UMA VOCAÇÃO.

Sendo assim três pontos importantes:

1. FALAR

Falar bem dos padres e pessoas consagradas. Eles são escolhidos e chamados por Deus.
“Fui eu que vos escolhi” (Jo 15,16)

2. REZAR
A fim de que surjam vocações para Igreja. A pergunta que devemos nos fazer: a minha comunidade já ofereceu vocações para Igreja?
Padre, Vida Consagrada, Família, Missionários...

3. CONVIDAR
Convide crianças, adolescentes e jovens para oferecer sua vida a Deus.
Você já pensou em ser Padre?
Em ser Religiosa? Catequista?
“Vem e segue-me” (Mc 10,21)
Por isso, unidos rezemos pelas vocações uma dezena do rosário e também antes de todos os encontros, reuniões e celebrações da comunidade. Olhemos para o exemplo daquela que é a vocacionada do Pai, Maria, a mãe das vocações, ela seja modelo e exemplo para cada um de nós.

Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós!

Sem. Rubens Reis
3° ano de filosofia

Comentários