A festa do Espírito Santo



Por: Ir.Dannilo Luiz, RSF


"Sem a Luz que acode, nada o homem pode, nenhum bem há nele!"

Esta é, sem dúvidas, uma das expressões referentes ao Espírito Santo, que mais gosto... Hoje, a cantamos na "Sequência" desta Solenidade, logo em seguida a este trecho (acima citado), encontramos: "Ao sujo lavai, ao seco regai, curai o doente. Dobrai o que é duro, guiai no escuro, o frio aquecei." Somente o Espírito é capaz de realizar em nós o inimaginável. Dobrar as nossas durezas, tornando-nos mais flexíveis aos apelos do Senhor. Que este Espírito, venha em auxílio de nossa pobreza, tirando força de nossas fraquezas, sim, isso mesmo, "força de nossas fraquezas", parece contraditório, paradoxal, não soa bem aos nossos ouvidos tal expressão, mas essa é a lógica de Deus. Foi assim com São Paulo, quando pediu a Deus que afastasse as suas fragilidades, o "espinho na carne" que ele carregava (cf. 2Cor 12, 7-8), ao passo que Jesus o responde dizendo: "Basta-te a minha graça" (2 Cor 12, 9), ou seja, é na fraqueza de Paulo que Deus manifesta toda a sua Potência.

Foi também, na fraqueza dos discípulos, que rezavam a portas fechadas por medo dos Judeus, que Jesus ressuscitado, revelou todo o seu poder desejando-lhes a paz e "soprando" sobre eles o Espírito Santo (cf. Jo 20, 19 - 31).

Ao criar o homem, o Gênesis nos recorda que Deus "soprou" sobre ele o "hálito da vida" (nefesh), Jesus ressuscitado, ao "soprar" sobre os discípulos medrosos, refaz a criação, é a nova criação que se realiza também mediante a imagem do "sopro" (Ruah) que na tradição bíblica, está fortemente associada a ação do Espírito. Diante disto, é importante recordar as palavras acertadas de nosso Papa Emérito Bento XVI, no início do seu Pontificado: "Me alegra o fato de saber que Deus sabe trabalhar com instrumentos insuficientes".

Alegremo-nos também nós, nesta Solenidade, com esta certeza de que Deus sabe trabalhar com nossa pequenez, porém uma coisa é necessária: nos abrirmos à graça: "Basta-te a minha graça" (2 Cor 12, 9), Jesus repete-nos isso insistentemente... Acolhamos a graça que hoje, de modo especial, nos é derramada! E não nos esqueçamos da recomendação da Bem-Aventurada Maria Pia Mastena: "Alma eleita, alma privilegiada... Em alto, em alto, em alto... Tudo na graça! Há em ti um raio Divino, há em ti uma luz do Céu!"

Feliz Solenidade!

Ir. Dannilo Luiz, RSF, é natural de Jacarezinho-PB. É religioso professo da Congregação da Sagrada Face, tendo professado seus votos simples no dia 24 de janeiro de 2016. Atualmente, junto com dois de seus confrades, mora no Seminário Nossa Senhora da Assunção, da Diocese de Ponta de Pedras, juntamente com os seminaristas desta diocese. Está cursando o 3º ano de teologia na Faculdade Católica de Belém.

Comentários