3º peregrinação ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Nazaré




Nos dias 26 e 27 de maio, aconteceu a 3° peregrinação ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Nazaré, em Muaná, com participação de sacerdotes e fiéis de quase todas as paróquias da diocese, com exceção dos de Santa Cruz do Arari, que não participaram por problemas com o meio de transporte.


O tema da peregrinação deste ano foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do reino”, em sintonia com o Ano Nacional do Laicato, que a Igreja do Brasil vivencia em 2018. Por causa deste tema, a programação do evento contou com dois momentos de formação sobre a temática da vida e missão dos leigos na Igreja. A primeira aconteceu dia 26 pela manhã, quando Dom Teodoro reuniu-se durante toda a manhã com as lideranças paroquiais da paróquia de Muaná, tratando dos mais variados temas. O segundo momento de formação se deu domingo pela manhã, dia 27, com o vigário geral, Pe. Antonio Cardoso, que ministrou uma palestra sobre a missão dos leigos.

Além desses momentos de formação, a peregrinação também contou com a programação que já é tradicional, com a grande procissão luminosa pelas ruas de Muaná,no sábado, saída da igreja matriz até o Santuário, seguida de santa missa presidida por Dom Teodoro e concelebrada por todo o clero diocesano e com ampla participação. Após a missa, houve um momento de louvor, animado pelo ministério Chagas de Cristo.

No domingo pela manhã, houve o terço rezado pelos coroinhas da diocese, confissões e adoração ao Santíssimo Sacramento. A santa missa de encerramento iniciou-se as 10h. Nesta celebração dez candidatos ao ministério ordenado receberam ministério da Igreja. Sendo eles os três irmãos da Sagrada face: Ir. Josimar, Ir. Dannilo e Ir. André, os quais receberam o leitorato; bem como os sete candidatos ao diaconato permanente de nossa diocese: Eduardo e Manoel, de Muaná; Hamilton, Jorge, Amarildo, Adalberto e Magno Roberto, de Ponta de Pedras, os quais receberam o acolitato.

Terminada a celebração, as delegações das paróquias regressaram às suas cidades. 

Veja alguns registros desse grande momento de fé.








































Comentários