Paróquias da Diocese promovem encontros de espiritualidade em pleno Carnaval


Irmão Dannilo, religiosos da Sagrada Face, ministrando palestra aos jovens no CarnaCristo de Muaná. O Encontro é propício momento para formação humana e doutrinal dos jovens. 

Neste período do Carnaval, rezar certamente não é a preocupação da maioria dos que participam do evento. Muitos aproveitam esses dias para dar vazão a toda carga de tensão e estresse acumulados no cotidiano. Para a Igreja, apresenta-se um grande desafio: como lidar essa situação? Deve-se ficar de braços cruzados vendo os grandes exageros cometidos no Carnaval? Deve-se contentar em aplicar o remédio do Sacramento da Confissão para os que o procuram após caírem em pecado no Carnaval?

Com o objetivo de dar respostas para essas indagações, a Igreja lança mão de uma estratégia muito ousada e que tem dado bons resultados. Algumas paróquias da Diocese de Ponta de Pedras seguem esse caminho e realizam encontros de Carnaval com Cristo, que consiste em promover formação humana e doutrinal sem deixar de proporcionar momentos de intensa e santa alegria.

Cada paróquia se vale de um modelo que lhe parece mais conveniente. A Paróquia São João Batista, por exemplo, realiza o encontro na cidade, com pregação, adoração ao Santíssimo, Santa Missa e shows. A Paróquia São Francisco de Paula, por sua vez, realiza o encontro em comunidades do interior, com o objetivo de afastar os jovens do barulho e da dispersão da cidade e, dessa forma, inseri-los melhor no clima de retiro; este ano, o encontro aconteceu na comunidade Nossa Senhora da Penha, vila do Palheta. Em Cachoeira do Arari, aconteceu um encontro menos abrangente direcionado aos integrantes do grupo de jovens e de coroinhas, no qual os jovens foram confinados e lhes foi oferecido profundos momentos de formação e espiritualidade.
Pe. Washington presidindo missa no CarnaCristo de Curralinho. A Eucaristia é o centro de toda atividade da Igreja.  


Com essa estratégia, a Igreja evita que os jovens adiram ao espírito mundo do Carnaval e, consequentemente, caiam na mais variada gama de pecados; bem como proporciona oportunidades de sanar necessidades que são próprias de sua natureza, como brincar, dançar, interagir com os amigos, fazer novas amizades. Além disse, ainda lhes proporciona conhecer a Igreja por dentro e o que ela ensina, enfatizando a importância desses ensinamentos para que eles tenham um desenvolvimento sadio e uma vida feliz. 

Comentários