Muito obrigado e até logo, Dom Alessio!



O bispo emérito de nossa diocese, Dom Alessio Saccardo, celebrou no dia 24 de fevereiro uma missa na capela do Seminário Maior Nossa Senhora da Assunção em ação de graças pelos anos em que passou a frente da Igreja Particular de Ponta de Pedras. Missa que também teve um gosto de despedida, já que o bispo se mudará para Salvador, seguindo as resoluções da Companhia de Jesus, a qual pertence.

Dom Alessio pastoreou por 13 anos a Diocese de Ponta de Pedras e, neste período contribuiu amiúde para a edificação espiritual dos fiéis e para a construção e conservação das estruturas diocesanas.

In verbo tuo laxabo rete! Pela tua Palavra, lançarei as redes! Este trecho do Evangelho de São Lucas foi escolhido por Dom Alessio para o seu episcopado. De fato, lançar as redes e pescar homens e mulheres para o Reino de Deus é uma necessidade ingente que se apresenta àquele que pastoreia no Marajó. E tudo deve ser realizado em atenção à Palavra de Deus; toda ação evangelizadora deve estar fundamentada na Palavra. Quando chegou ao Marajó, Dom Alessio não se deparou com uma realidade totalmente desconhecida, tinha sido pároco em Curralinho na década de 1980.

As dificuldades para a evangelização saltavam aos olhos: as distâncias, a precariedade nos transportes, as dificuldades financeiras. Mas nada disso foi motivo para esmorecimento, Dom Alessio arregaçou as mangas e doou sua vida para dar continuidade ao trabalho já iniciado por seu antecessor, Dom Angelo Rivato. Hoje podemos colher os frutos da dedicação e do empenho com que Dom Alessio exerceu seu múnus episcopal.

Durante seu episcopado, grandes eventos diocesanos foram realizados. Vamos destacar alguns deles.

1. A Jornada Diocesana da Juventude, em 2007, reunindo jovens de toda a Diocese.
2. Encerramento do Ano Catequético, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Nazaré, em Muaná, em 2009.
3. Comemoração dos 50 anos da Diocese, em julho de 2013.
4. Jornada Diocesana da Juventude, em 2012, Ponta de Pedras.
5. Encerramento Diocesano do Ano da Fé, em 2013, em São Sebastião da Boa Vista.
6. Congresso Eucarístico Diocesano, em Ponta de Pedras, 2015. Talvez o maior evento da história da Diocese.

Grandes reformas e construções de estruturas da Diocese foram realizadas durante o governo de Dom Alessio:

1. Reforma completa do prédio onde funcionava a escola Padre Guido e a cúria diocesana, resultando no Hotel Atrium Quinta de Pedras e na atual Cúria.
2. Reforma e ampliação do Seminário Maior Nossa Senhora da Assunção, fazendo do prédio também uma casa de encontros.
3. Construção da escolinha Papai Dário, em Muaná.
4. Reforma da casa paroquial de Muaná.
5. Reforma do complexo paroquial de Ponta de Pedras.
6. Reforma da Igreja e da casa de passagem da comunidade de Retiro Grande, reforma da casa das irmãs em Cachoeira do Arari.
7. Aquisição de uma casa de passagem para os padres e religiosas em Belém.

A Diocese ganhou cinco sacerdotes pelas mãos de Dom Alessio. Sendo eles:

1. Pe. Jorge Alves Felipe, ordenado presbítero em 06/06/2006.
2. Pe. Edileno Ribeiro Feliz, ordenado presbítero em 08/12/2010.
3. Pe. Marcel Tadeu Pimentel Martins, ordenado presbítero em 11/12/2010.
4. Pe. Silvio Souza dos Santos, ordenado presbítero em 29/01/2011.
5. Pe. Luciano Pereira de Araújo, ordenado presbítero em 21/08/2011.

Durante seu pastoreio, Dom Alessio também dedicou alguns templos importantes na Diocese.

1. Igreja Matriz de Cachoeira do Arari.
2. Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Nazaré.
3. Antiga matriz de Ponta de Pedras (Igrejinha).
4. Igreja matriz de Santa Cruz do Arari.

Essas foram algumas realizações que pudemos enumerar, porém houveram muitas outras, não só na esfera das ações práticas administrativas, mas também na edificação espiritual dos fiéis. Foram muitos os sacramentos realizados por Dom Alessio; pessoas que nasceram para a vida de fé através do Batismo, que alcançaram a maturidade cristã com a Confirmação, que receberam o Corpo De Cristo; muitas consciências lavadas com a Confissão. Certamente muitas vidas transformadas através das valiosas lições das homilias do bispo; muita inspiração através do seu exemplo de vida.

Em fim, o sentimento de toda a Diocese de Ponta de Pedras é de gratidão a Deus por ter providenciado um pastor que pudesse corresponder às necessidades da Igreja Particular naquela época. A partir de agora, embora estejamos separados por uma imensa distância, estamos unidos em oração, firmados por um laço filial, pedindo sempre a Deus que continue o abençoando e lhe conceda uma velhice saudável. Muito obrigado e até logo!








Comentários

  1. Muito fez pela Diocese de Ponta de Pedras, que Deus o abençoe muito, principalmente agora que está com a idade avançada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário