O Plano Diocesano de Pastoral


Durante a missa de encerramento da reunião do clero diocesano acontecida no dia 9 de novembro, o bispo diocesano de Ponta de Pedras, Dom Teodoro Mendes Tavares, fez a entrega do Plano Diocesano de Pastoral aos seminaristas, exortando-os a estudarem aprofundadamente este documento. 

O Plano Diocesano de Pastoral foi elaborado com o intuito de ser um referencial para o planejamento e ação pastoral em nossa igreja particular. Vamos entender melhor a importância deste documento com as palavras do nosso bispo, para isso, vamos transcrever a baixo a apresentação do Plano.


Está em suas mãos este Plano de Pastoral da Diocese de Ponta de Pedras, que apresenta as decisões e os compromissos pastorais assumidos por nós, na nossa última Assembleia Diocesana de Pastoral, em Ponta de pedras, em janeiro de 2016. Este Plano de Pastoral é fruto daquilo que foi rezado e celebrado, partilhado, refletido, discernido, decidido e aprovado, por unanimidade, pelos participantes dessa magna Assembleia Diocesana de Pastoral, Além disso, achamos por bem enriquecer o nosso Plano de Pastoral com os ensinamentos do Papa Francisco e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2015-2019). Deste modo, expressamos também a nossa sintonia e comunhão com o Santo Padre e com a Igreja no Brasil. Coube ao Conselho Diocesano de Pastoral clarificar, discernir e elaborar este Plano de Pastoral de acordo com elas. Incluímos também documento normativo sobre o perfil e a missão do coordenador de nossas comunidades cristãs e sobre a Pastoral do Batismo.

Agradecemos sinceramente aos membros do nosso Conselho Diocesano de Pastoral e a todos aqueles que direta ou indiretamente deram sua valiosa contribuição e nos ajudaram a elaborar este documento. Que Deus os abençoe copiosamente! Agora temos a ingente tarefa de executar o que decidimos e planejamos. O Plano Diocesano de Pastoral deve ser uma referência obrigatória para as assembleias e os encontros de planejamento pastoral das paróquias, comunidades, grupos, pastorais, movimentos, e outros organismos eclesiais. Foi idealizado para significar e expressar a nossa comunhão e afirmar a nossa unidade pastoral em toda a Diocese. Com o salmista, ousamos dizer: “Como é bom, como é agradável os irmãos viverem unidos!” (Sl 133,1). É bom saber que “planejar não é um processo meramente técnico. É uma ação carregada de sentido espiritual. Por isto, todo o processo precisa ser rezado, celebrado e transformado em louvor a Deus. Para tanto, são necessários evangelizadores que se abrem sem medo à ação do Espírito Santo, que anunciam a Boa-Nova com uma vida transfigurada pela presença de Deus e que rezam e trabalham”.

Além da graça divina, temos hoje importantes meios de comunicação e evangelização, como por exemplo as nossas rádios, a internet (redes sociais), o boletim/blog da Diocese, entre outros... Saibamos aproveitar também os espaços físicos de que dispomos, especialmente nas paróquias e comunidades para a celebração e formação pastoral dos fiéis.

Que o Senhor da Messe, por intercessão de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, nossa excelsa Padroeira, nos ajude a concretizar este Plano Diocesano de Pastoral. Que ele nos acompanhe sempre na nossa missão de anunciar e testemunhar a Boa Nova do Reino de Deus, na cidade e no interior, pelas estradas, pelos campos, rios e igarapés, em todo o tempo e lugar desta Igreja Diocesana Marajoara, e Nossa Senhora, estrela da Evangelização, interceda sempre por nós para que façamos tudo o que seu Filho Jesus Cristo nos disser (Cf. Jo 2,5).

Ponta de Pedras, 15 de agosto de 2017
Ano Nacional Mariano

Dom Teodoro Mendes Tavares, CSSp
Bispo Diocesano de Ponta de Pedras

Comentários