Círio de Nossa Senhora da Conceição em Cachoeira do Arari


No dia 10 de dezembro aconteceu o Círio de Nossa Senhora da Conceição, em Cachoeira do Arari. A grande procissão marcou o encerramento da festividade que começou no dia 1 de dezembro e que teve como tema: “Com Maria, a peregrina da fé, celebrando 270 anos de evangelização”.

Embora o dia da padroeira seja 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição, o encerramento da festa não acontece neste dia, mas sim no domingo que o segue. Esta é uma das particulares do Círio de Cachoeira, que pode ser considerado o mais democrático da diocese, pois muitas ruas são contempladas e grande número de fiéis têm a oportunidade de ver a procissão passa em frente às suas residências.

O itinerário do Círio muda anualmente, bem como a comunidade de onde a procissão se inicia. Assim, mais logradouros são contemplados. Muitas figuras regionais ajudam a abrilhantar ainda mais a caminhada, como os cavaleiros que, com seus animais, cavalgam o percurso da procissão e prestam as devidas homenagens a Nossa Senhora.

Neste ano, o bispo diocesano, Dom Teodoro Mendes Tavares participou dos últimos atos da festividade, tendo caminhado e rezado junto com o povo no Círio e presidido as missas. Tanto na missa da chegada, quanto na de encerramento, à noite, a Igreja Matriz estava lotada. Na celebração das 19h, houve administração do Sacramento da Confirmação.


A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Cachoeira, é a mais antiga da diocese, tendo sido criada como freguesia em 1747, por Dom Frei Guilherme de São José, então bispo da Diocese de Belém do Grão-Pará, que tinha jurisdição sobre toda a Amazônia. 

























Comentários