Candidatos ao diaconato permanente recebem o leitorato


No último domingo (03 de dezembro), os sete candidatos ao diaconato permanente da Diocese de Ponta de Pedras receberam o leitorato, uma das etapas da formação. A missa foi celebrada na catedral diocesana pelo bispo Dom Teodoro Mendes, fazendo parte da programação da Festividade de Nossa Senhora da Conceição.

Dos sete candidatos, cinco são de Ponta de Pedras: Adalberto Gouvêa, Roberto Magno, Jorge Alves, Amarildo Monteiro e Hamilton Barbosa; e dois de Muaná: Eduardo Trindade e Manoel Barroso, os quais estão fazendo a formação intelectual na escola diaconal da Diocese de Abaetetuba. As esposas dos candidatos também estiveram presentes na celebração. 

Segundo Pontifical Romano, o "O Leitor é instituído para a função que lhe é própria: ler a Palavra de Deus nas assembleias litúrgicas. Por isso mesmo, na missa e nos demais atos litúrgicos, compete-lhe as leituras da Sagrada Escritura (à excessão, porém, do Evangelho); na falta do salmista, recitará também o salmo entre as leituras; apresentará as intenções da oração universal dos fiéis, quando não houver diácono ou cantor à disposição. Cabe-lhe, ainda: dirigir o canto e orientar a participação do povo fiel, bem como instruir os fiéis para a recepção digna dos sacramentos. Poderá, além disto, à medida que for necessário, ocupar-se da preparação de outros fiéis que sejam encarregados temporariamente da leitura da Sagrada Escritura nos atos sagrados". 





















Comentários