Bispos do Marajó se encontram em Ponta de Pedras

Nesta quarta-feira (06 de dezembro) ocorreu um momento muito especial com o encontro dos dois bispos das circunscrições eclesiásticas presentes no Marajó. O bispo da Diocese de Ponta de Pedras, Dom Teodoro Tavares, gravou junto ao bispo da Prelazia do Marajó, Dom Evaristo Spengler, um programa na Rádio Itaguay, em Ponta de Pedras. De forma amigável, os bispos conversaram sobre os desafios eclesiais e sociais das paróquias no Marajó e as perspectivas para a ação pastoral na região. Dom Evaristo está em Ponta de Pedras para celebrar uma missa na catedral diocesana pela Festividade de Nossa Senhora da Conceição.


A Diocese de Ponta de Pedras foi criada em 25 de junho de 1963. Seu território de 14.283 km² é composto por seis municípios e sete paróquias; sua população é de 161.589 habitantes, segundo a estimativa 2017 do IBGE.

Já a Prelazia do Marajó, com sede em Soure, foi criada em 14 de abril de 1928, abrangendo nove municípios e dez paróquias, os quais somam um território de 105. 000 km². Em 2017, segundo estimativa do IBGE, a prelazia conta com uma população de 354.357 habitantes.

As duas circunscrições eclesiásticas compartilham desafios semelhantes na missão de evangelizar os povos marajoaras: as longas distâncias percorridas quase em sua maioria por transporte aquático; as mazelas socioeconômicas ainda muito presentes na região; o grande número de comunidades e um clero ainda insuficiente para pastoreá-las, etc.


Um fator muito positivo a ser destacado é o crescimento das vocações marajoaras, fruto das orações incessantes dos fiéis marajoaras incentivados pelos respectivos pastores. Os dois seminários pertencentes às igrejas particulares do Marajó abrigam um número significativo de formandos, levando em conta a população geral do Marajó. Existem dioceses do regional Norte II, por exemplo, com população bem maior, mas que contam com reduzido número de seminaristas. Aos fiéis marajoaras, cabe continuar rezando ao Senhor da Messe para que continue suscitando mais vocações entre os jovens e as confirme no firme propósito de apascentar o povo de Deus presente no Marajó. 




Comentários

  1. Momento muito significativo e importante, é juntando forças que iremos mudar o nosso Marajó.

    ResponderExcluir

Postar um comentário