A experiência pastoral dos seminaristas da diocese

Os seminaristas Zacarias e Nicanor com os fiéis da Comunidade Santana

Atentos ao convite de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos pede para sairmos em missão, pregando o evangelho, e ao reforço feito pelo santo padre, o Papa Francisco, que deseja “uma igreja missionária, enlameada e pastores com cheiro de ovelhas”, ao invés das “igrejas limpas de dentro das sacristias”, a comunidade do Seminário Maior Nossa Senhora da Assunção passou a vivenciar este preceito de Cristo, o apelo do Papa e também ao pedido de nosso bispo Dom Teodoro, mais concretamente, apesar de alguns seminaristas já terem experimentado essa realidade.

Desde a Semana Santa de 2016, os seminaristas foram enviados, de dois a dois, a diferentes pontos de nossa diocese, a fim de conhecerem de perto as várias realidades que ela apresenta. E no decorrer do ano, as paróquias de Cachoeira do Arari, Ponta de Pedras (catedral) e São Sebastião da Boa Vista receberam a missão de acolherem (nos fins de semana) os seminaristas das turmas de filosofia e teologia, para desenvolverem atividades pastorais nessas paróquias. No segundo semestre a comunidade de Santana do Arari (Ponta de Pedras) também recebeu a ajuda de dois seminaristas.

Sob o auxílio dos padres e do povo de Deus, os aspirantes ao sacerdócio puderam acompanhar de perto a realidade e as dificuldades que existem em nossas paróquias e comunidades. Dessa forma estarão bem conscientes do que enfrentarão pela frente ao darem continuidade à sua caminhada vocacional.


Que pela intercessão de Maria Santíssima, a primeira missionária, possamos ser fieis ao chamado que Cristo nos faz todos os dias!

Sem. Nicanor dos Santos
1º ano de filosofia

Comentários

Postar um comentário