O Seminário Nossa Senhora da Assunção



A formação dos padres que irão servir a Igreja na Diocese de Ponta de Pedras acontece no Seminário Nossa Senhora da Assunção, onde moram tanto os seminaristas do propedêutico, quanto os que estão estudando filosofia e teologia. O seminário de nossa diocese foi inaugurado em 10 de março de 1990, como resultado do sonho de Dom Ângelo, que aspirava ver padres marajoaras evangelizando o Marajó. Com a ajuda de alguns benfeitores italianos, o bispo conseguiu, então, realizar seu sonho.  

No início do ano de 2014, foi iniciada uma grande obra de reforma e ampliação no seminário e, em janeiro de 2016, a obra da casa foi entregue. Atualmente, ainda faltam alguns detalhes, porém, o prédio está com uma cara totalmente nova, e pretender ser, além do seminário, uma casa para encontros.

Os seminários são lugares decisivos para uma igreja particular, pois é lá que se formam aqueles que irão exercer o ministério sagrado. Segundo a exortação apostólica “Pastores Dabo Vobis” do papa São João Paulo II “O seminário apresenta-se como um tempo e um espaço; mas configura-se, sobretudo, como uma comunidade promovida pelo bispo para oferecer, a quem é chamado pelo senhor a servir como os apóstolos, a possibilidade de reviver a experiência formativa que o Senhor reservou aos doze. Na realidade, uma prolongada e íntima permanência de vida com Jesus  é apresentada no Evangelho como premissa necessária para o ministério apostólico.  Esta permanência requer dos doze a realização, de modo claro e específico, da separação em certa medida proposta a todos os discípulos, do ambiente de origem , do trabalho habitual, dos afetos, até dos mais queridos.

Seguindo as diretrizes propostas pela Igreja, o nosso seminário busca proporcionar uma formação adequada aos seus seminaristas, para que, no futuro, quando forem padres, possam servir dignamente ao povo de Deus. Atualmente, a nossa casa de formação conta com 13 seminaristas, e realiza um trabalho de animação vocacional pelas paróquias, visando despertar mais vocações.

 O atual reitor do seminário é o padre Antonio Cardoso, que também é o vigário-geral da diocese. A função de conduzir a formação dos futuros padres é um grande desafio e é de suma importância, por isso, é dever do cristão colocar as tanto os formadores, quanto os formandos, como intenção de suas orações. Confira a seguir a oração vocacional da Diocese de Ponta de Pedras, elaborada pelo bispo diocesano Dom Teodoro Mendes Tavares. 

Senhor Deus Pai, fonte e origem da graça e da missão, vós sabeis que a messe é grande e poucos os operários... Obedientes ao vosso Filho e Senhor nosso, Jesus Cristo, que nos disse: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos! Por isso, peçam ao dono da colheita que mande trabalhadores para a colheita” (Mt 9, 37-38).

Com fé e confiança em vós, Pai de bondade, nós vos suplicamos: concedei-nos esta graça, enviando bons operários para a nossa Diocese de Ponta de Pedras e para toda a Igreja, a fim de que a messe não se perca por falta de operários!...

Senhor Jesus Cristo, nosso salvador, que nos amastes até o fim, dando sua vida por nós na cruz, para a nossa salvação e toda a humanidade, ajudai-nos a seguir o vosso exemplo, oferecendo nossa vida para o serviço do Reino de justiça, paz e amor.

Divino Espírito Santo, doador dos dons, derramai sobre nós os vossos dons, para a nossa santificação e para cumprirmos nossa missão conforme os vossos desígnios na Igreja e no mundo.

Virgem Mãe Santíssima e modelo de todos os que são chamados para o serviço do Reino de Deus, rogai pela perseverança daqueles que já responderam “sim” ao convite do Senhor e por aqueles que estão em processo de discernimento vocacional e indecisos, para que sigamos o vosso exemplo de disponibilidade e fidelidade na resposta ao chamado de Deus; intercedei continuamente junto ao Senhor da messe para que nos envie muitas e santas vocações!


Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira da nossa Diocese, rogai por nós.

Veja algumas fotos do Seminário Nossa Senhora da Assunção!




Comentários