A Catedral Diocesana Nossa Senhora da Conceição


A Diocese de Ponta de Pedras tem sua sé episcopal na Catedral Nossa Senhora da Conceição, que é a igreja mãe de toda a diocese e, por isso, tem uma importância central na vida litúrgica da diocese. A igreja catedral é o  onde se encontra a cátedra do bispo, símbolo da unidade da Igreja particular.

O Cerimonial dos Bispos, em seu número 43, fala sobre o significado teológico das catedrais: “A Igreja catedral, pela majestade da sua construção, é a expressão daquele templo espiritual, que é edificado no interior das almas e brilha pela magnificência da graça divina, segundo aquela sentença do apóstolo São Paulo: ‘Vós sois o templo do Deus vivo’ (2Cor 6,16). Depois, deve considerar-se como imagem figurativa da Igreja visível de Cristo, que no orbe da terra ora, canta e adora; deve, consequentemente, ser retida como a imagem do seu corpo místico, cujos membros estão conglutinados  pela união na caridade, alimentada pelo orvalho dos dons celestes”.Por essas palavras, pode-se ter uma ideia da importância da catedral para toda a diocese.

A catedral de Ponta de Pedras foi dedicada em 28 de novembro de 1987. Sua construção se deu pelo fato de que a antiga igreja matriz de Ponta de Pedras era muito pequena e comportava poucas pessoas e havia a necessidade de um templo mais amplo, por isso, uma das primeiras atitudes de Dom Ângelo Maria Rivato à frente da diocese foi iniciar a construção de uma igreja maior.

Ao ficar pronta, a nova catedral apresentou um estilo arquitetônico inédito no Marajó, o semicircular. Espaçosa, a igreja podia comportar um grande número de fiéis. Atualmente, a catedral apresenta muitos aspectos interessantes, possui pinturas que retratam os mistérios do terço regionalizados, tem um sacrário feito de madeira em formato de cruz; em sua área externa conserva um bosque rico em espécies vegetais, o que a torna uma catedral ecológica. Além dessas características, o templo também está completamente climatizado, o que proporciona mais conforto durante as celebrações, tendo em vista o elevado clima amazônico.


A nave da igreja

Presbitério com destaque para o ambão, o altar, o crucificado e, ao fundo, a cátedra

O Sacrário em forma de cruz e a imagem da padroeira, Nossa Senhora da Conceição

Comentários