Dom Alessio Saccardo completa hoje 50 anos de sacerdócio

 



No dia 5 de setembro de 1970, em San Vito di Leguzzano, Itália, era ordenado presbítero o Pe. Alessio Saccardo. Pertencente à Companhia de Jesus, o jovem Pe. Alessio foi ordenado por um bispo que também era nascido na região da Vicenza, mas que governava uma igreja particular em outro continente. A igreja particular era a Diocese de Ponta de Pedras e o bispo era Dom Ângelo Maria Rivato. O que provavelmente Pe. Alessio não imaginava era que ele mesmo substituiria Dom Ângelo no governo na Diocese de Ponta de Pedras.

Depois de se destacar exercendo o ministério sacerdotal na Itália, Colômbia e outros países, Pe. Alessio chegou ao Brasil em 1982 e no mesmo ano tomou posse como pároco da Paróquia São João Batista, em Curralinho, onde permaneceu até 1989. Em seguida, foi servir como diretor espiritual do colégio jesuíta Antônio Vieira e pároco de Nossa Senhora de Lourdes, em Salvador-BA. Em 1993, iniciou sua missão em Teresita-PI, onde foi superior da comunidade dos jesuítas e diretor do colégio diocesano, função que exerceu com grande destaque, tendo inclusive recebido o título de cidadão teresinense em 2000, em reconhecimento pelos serviços prestados.

Igreja matriz de São João Batista, em Curralinho,
onde Dom Alessio exerceu seu ministério até 1989.

Em 16 de janeiro de 2002, o Papa São João Paulo II o nomeia como bispo da Diocese de Ponta de Pedras, para suceder a Dom Ângelo Rivato, o mesmo bispo que o havia ordenado presbítero. Foi sagrado bispo a 6 de abril de 2002, pelas mãos do arcebispo de Mariana, Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, SJ, tendo escolhido como lema episcopal : “In Verbo tuo laxabo rete”- “Pela tua palavra, lançarei a rede” (Lc 5,5).

Tomando posse a 21 de abril de 2002, na Catedral Diocesana Nossa Senhora da Conceição, Dom Alessio inicia sua história a frente da Diocese Missionária de Ponta de Pedras. Durante seu governo de 13 anos, muitas realizações foram alcançadas em prol da evangelização dos marajoaras, pode-se citar a ordenação de 5 sacerdotes; realização de encontros de formação a nível diocesano em diversos âmbitos; construção, reforma e ampliação de igrejas e prédios importantes para a Diocese. Em setembro de 2015, Dom Alessio completou 75 anos e atingiu a idade para tornar-se emérito, sendo sucedido por Dom Teodoro Mendes, atual bispo diocesano.

Em sua mensagem de felicitação pela data de hoje, Dom Teodoro Se expressou da seguinte forma: “Caríssimo D. Alessio, saudo você e o felicito calorosamente, em nome do clero e de todo o Povo de Deus da Diocese de Ponta de Pedras, pelos 50 anos de ordenação presbiteral! Agradecemos a Deus e a você pela fecundidade do seu ministério sacerdotal, especialmente neste "chão marajoara", onde você viveu e exerceu o seu múnus presbiteral e episcopal, durante longos anos!... Quão grande é a nossa gratidão pelo dom do seu sacerdócio, pela sua amizade, seu testemunho de vida, suas orações e por todo o bem que você fez na Diocese de Ponta de Pedras! Deus lhe recompense por tudo. Desejamos-lhe muita saúde e felicidades. Continuamos aguardando a sua visita, quando for possível, para a grande celebração de ação de graças do seu jubileu de ouro, neste ano que também completa 80 anos de vida! Venha nos visitar e celebrar conosco! Conte sempre com nossas orações! Muitos parabéns e um grande abraço amigo para você!”

Comentários

Postar um comentário