Diocese de Ponta de Pedras completa hoje 57 anos de existência


No dia 25 de junho de 1963, foi publicada a bula Animorum Societas, pelo Papa Paulo VI. A bula criava a Prelazia de Ponta de Pedras, desmembrando-a da Arquidiocese de Belém. A nova prelazia tinha um território de 14.283 Km² e era composta por cinco paróquias localizadas em cinco municípios, a saber: Ponta de Pedras, Cachoeira do Arari, Muaná, São Sebastião da Boa Vista e Curralinho. A paróquia de Santa Cruz do Arari só foi criada em 1966 e a de São Miguel do Pracuúba, em 2016.

O primeiro bispo diocesano foi Dom Ângelo Maria Rivato, missionário italiano da Companhia de Jesus, que governou a Diocese por 38 anos, até 2002, quando deixou o governo da Diocese, aos 77 anos. O segundo bispo também era jesuíta e italiano: Dom Alessio Saccardo, que conduziu a Diocese até 2015, totalizando 13 anos de pastoreio. O terceiro e atual bispo é Dom Teodoro Mendes Tavares, natural de Cabo Verde e membro da Congregação do Espírito Santo, que foi nomeado em 10 de junho de 2015.

Os três bispos contribuíram com seus dons e carismas para a edificação do povo de Deus da Igreja Particular de Ponta de Pedras, cada um a seu modo, governando, ensinando e santificando o rebanho que lhes foi confiado. Durante seu episcopado, Dom Ângelo ordenou nove padres para a Diocese. Dom Aléssio ordenou cinco sacerdotes e Dom Teodoro ordenou outros quatro presbíteros, além de quatro diáconos permanentes.

Ao longo desses 57 anos de existência, a Diocese contou com a colaboração preciosa de muitos missionários leigos e ordenados, em grande parte estrangeiros, que doaram suas vidas em favor do Reino de Deus. Vale destacar Pe. Mario Rocchi, Pe. Marmaglio, Pe. Fossati, Pe. Tamiozzo Licurgo, Pe. Giulio, Pe. João, Pe. Ribot, Pe. Spolaor, Pe. Silverio Castiglion, Pe. Giovanni Valli, Pe. Leopoldo Saber, Pe. José Bulfoni, Pe. Roberto Ola, os irmãos Tino Simionato e FrancoZanelli, o irmão Rolando Montagner, as leigas Nella, Nerina Giuliana, Oscarina, Francisca e Lourdes, e tantos outros cujo recompensa pela doação será dada pelo próprio Deus.

Atualmente a Diocese de Ponta de Pedras conta com um clero composto por 15 padres incardinados. Colaboram também no trabalho pastoral 7 congregações femininas, cada uma presente em uma paróquia. A população da Diocese, segundo o IBGE, soma 159.158 habitantes, distribuídos em 258 comunidades eclesiais de base.

Comentários