Dom Teodoro fala do “Growing Together”, encontro que reúne bispos católicos e anglicanos

Fonte: CNBB

O bispo de Ponta de Pedras (PA)  e presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Teodoro Mendes Tavares, escreveu para o Portal da CNBB partilhando um pouco a sua experiência no “Growing Together” – crescendo juntos, encontro ecumênico do qual estão participando cerca de 60 bispos católicos e anglicanos, de 27 países e diferentes continentes.

Trata-se de uma experiência ecumênica que reúne,  durante a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, no hemisfério norte, os bispos das tradições anglicana e católica romana, num encontro de discussões ecumênicas e peregrinação de uma semana em Roma e Cantuária, de 22 a 29 de janeiro.

Do Brasil, participa o bispo de Ponta de Pedras (PA) e presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, dom Teodoro Mendes Tavares, representando a Igreja católica no país, e a primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, bispa Marinez Bassotto.

“Partilho convosco a minha alegria espiritual de estar em Roma na Semana da Oração pela Unidade Cristã, no hemisfério Norte, participando do encontro de bispos católicos e anglicanos que integram a Comissão Internacional Anglicana-Católica Romana para a Unidade e a Missão”, afirmou dom Teodoro.

O programa

Além do encontro de 25 de janeiro, a etapa romana da peregrinação também inclui, no mesmo dia 25, uma Eucaristia anglicana cantada, presidida pelo arcebispo de Cantuária na igreja de São Bartolomeu. Dois dias antes, no dia 23, houve uma visita à Basílica de São Pedro, enquanto no dia 26 haverá uma visita à igreja de São Gregório no Celio, de onde partiu, em 597, o primeiro arcebispo de Cantuária, enviado à Inglaterra pelo Papa Gregório Magno. Em Cantuária, no dia 28 de janeiro, os bispos participarão da Eucaristia Coral na Catedral de Cantuária, onde o bispo católico de Hong Kong, cardeal Stephen Chow, fará a homilia.

“Caminho da unidade na diversidade”

“Estamos unidos pela fé em Cristo e, impelidos pelo Espírito Santo, dispostos a caminhar juntos. Todos os participantes demonstram boa vontade para trilhar o caminho da unidade na diversidade, colaborando uns com os outros na missão, em favor da justiça, paz, integridade da criação e o bem viver”, partilhou o bispo de Ponta de Pedras.

Dom Teodoro conta que os todos estão dispostos escutar uns aos outros e também a ouvir o que o Espírito diz.  O bispo reforça que também será uma oportunidade para dialogar uns com os outros e se conhecerem melhor, partilhar a caminhada ecumênica, os dons, desafios e esperanças para o futuro. “Vamos aprender uns com os outros, fortalecer nossa convicção ecumênica; peregrinar, rezar, celebrar, crescer em comunhão e trabalhar juntos, como irmãos e irmãs da Igreja de Cristo”, reforçou.

No dia 25 de janeiro, dom Teodoro conta que celebraram a festa litúrgica da conversão de São Paulo, apóstolo, em missa presidida pelo Papa Francisco das segundas vésperas, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, no encerramento da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, no Hemisfério Norte, com numerosos fiéis, responsáveis e representantes de diferentes Igrejas e comunidades cristãs, presentes em Roma.

“Foi uma linda celebração, com leituras e cantos em várias línguas, mas todos entendemos a linguagem de Espirito Santo, que une e reconcilia os corações divididos. O Santo Padre pediu, enquanto estávamos rezando juntos, que cada um e uma, partindo de si mesmo e de si mesma, reconhecesse que precisa da graça da conversão e permita que o Senhor mude o seu coração. O Santo Padre ressaltou qual é o caminho que devemos percorrer: ‘caminhar juntos e servir juntos, colocando a oração em primeiro lugar’”.

Unidade dos cristãos

O presidente da Comissão para o Ecumenismo da CNBB disse estar contente por integrar este grupo de bispos católicos e anglicanos, estando em Roma, e ter participado dessa solene liturgia, rezando pela unidade dos cristãos e cristãs.

“Apraz-me destacar ainda a presença do arcebispo de Cantuária, líder espiritual da comunhão Anglicana e primaz da Igreja de Inglaterra, Justin Welby. Este e o Papa Francisco, no fim da celebração, saudaram-nos afetuosamente e nos enviaram aos pares, todos nós, bispos católicos e anglicanos”, enalteceu.

Usando a palavra, o Papa Francisco disse: “É belo poder hoje, com o meu irmão arcebispo Justin Welby, conferir a estes pares de bispos o mandato de continuar a testemunhar a unidade querida por Deus para a sua Igreja nas respectivas regiões, avançando juntos”.

Dom Teodoro deseja que neste ano, Ano do Oração pelo Jubileu 2025, “rezemos sem cessar pela nossa conversão permanente e de toda a Igreja, pela unidade que o Senhor quer entre nós, seus discípulos e discípulas missionários, pela paz e reconciliação entre povos de toda a humanidade”.

Comentários

  1. Que o Espírito Santo os ilumine. Amém

    ResponderExcluir
  2. Que o Espírito Santo os ilumine para serem perseverantes missão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário