Assembleia estadual da Pastoral da Criança acontece na Diocese de Ponta de Pedras

 


Entre os dias 01 e 03 de dezembro de 2023, foi realizada a Assembleia Estadual da Pastoral da Criança em Ponta de Pedras/PA, com a participação das coordenações das (Arqui) Dioceses e Prelazias nas quais atua a referida pastoral. Esta atividade teve como objetivo rever o Plano de Pastoral e discernir caminhos possíveis e necessários ao fortalecimento da missão nas paróquias e comunidades.

Também foram avaliadas as ações realizadas, os relatórios de crianças, gestantes e líderes, a participação eclesial e o controle social, o planejamento e a sustentabilidade para o próximo ano. Ainda houve uma reflexão orante acerca da Campanha da Fraternidade 2024, conduzida pela Ir. Aline Silva, coordenadora da Pastoral da Criança na Diocese de Ponta de Pedras e pelo Diác. Raimundo Baia, coordenador da Pastoral da Criança na Diocese de Abaetetuba.

A suplente da Coordenação Estadual da Pastoral da Criança, Iranilda Freitas, apresentou uma breve explanação da Assembleia Regional de Pastoral da CNBB Norte 2 e da Assembleia Nacional da Pastoral da Criança. Acerca dos espaços de controle social, houve uma devolutiva de Lucila Freitas, atual representante no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Pará (CONSEANS-PA) e Rosa Barbosa, anterior representante da Pastoral da Criança neste espaço, além de Valquíria Freitas, representante no Comitê Estadual de Mortalidade Materno-Infantil do Pará. 

Para a Ir. Aline Silva, coordenadora da Pastoral da Criança na Diocese de Ponta de Pedras, esse momento “foi importante no sentido de fortalecer o exercício da sinodalidade, da convivência, do estreitamento dos laços de amizade, da partilha, da ajuda mútua”, destaca a religiosa. “Espero que esse planejamento com seus objetivos e ações propostas, possam orientar nossas dioceses para fortalecer ainda mais a missão da Pastoral da Criança”, completa.

Diariamente, as atividades iniciaram com a oração do Ofício Divino das Comunidades, afim de animar a espiritualidade em comunhão com as bases de atuação e as/os líderes que nela vivem sua vocação-missão.

A Assembleia foi concluída com a participação na Celebração Eucarística na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição, a qual foi presidida por Padre Washington Dioleno, assessor da Pastoral da Criança na Diocese de Ponta de Pedras. Os participantes também manifestaram gratidão ao acolhimento na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, aos padres, às líderes locais e ao Bispo Diocesano e Referencial da Pastoral da Criança no Pará, Dom Teodoro Mendes, pelo apoio na missão.

Eduardo Soares, coordenador estadual da Pastoral da Criança, destacou que muito mais que o voluntariado, precisamos animar a cultura vocacional entre as/os líderes. Para ele, “a atuação da Pastoral da Criança na comunidade, não é apenas uma doação, mas um compromisso com Deus e por isso tem a vida como missão”. Portanto, “essa é nossa resposta ao chamado de Deus e por isso precisamos envolver e ampliar as/os líderes na comunidade para alcançar mais crianças e gestantes” destaca.





Comentários