Diocese de Ponta de Pedras realiza o 131° Círio de Nossa Senhora da Conceição

 


Com o tema: “Maria, causa da nossa alegria e gratidão”, foi realizado no dia 26 de novembro, em Ponta de Pedras, o Círio de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município e da Diocese de Ponta de Pedras. Esta é a 131° edição da procissão que desde 2012 é patrimônio imaterial, histórico e cultural do Estado do Pará. A procissão teve início às 8h, saindo da frente da antiga igreja matriz, como acontece todos anos, percorrendo diversas ruas da cidade e recebendo inúmeras homenagens das famílias e repartições públicas ao longo do caminho.

A cobertura do Círio foi feita pela Rádio FM Itaguary. A senhora Marineia da Silva, que trabalha como locutora e operadora de áudio na rádio, conta sua experiência em participar do Círio de forma diferente: “Já são vários anos que exerço essas funções.  Pode até parecer meio solitário você ficar em uma sala de portas fechadas, só com os equipamentos. Mas quando você entende que aquilo é a sua colaboração para que a evangelização chegue para mais pessoas, tudo faz sentido. É muito gratificante receber as mensagens e ligações dos ouvintes que por algum motivo não puderam participar do Círio presencialmente, mas que através da rádio, podem sentir a emoção que o Círio provoca em nossos corações”.

A procissão chegou à Catedral por volta das 11h da manhã e logo em seguida foi celebrada a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Teodoro Mendes Tavares, CSSp e concelebrada por alguns sacerdotes. Em sua homilia, entre outros temas, Dom Teodoro abordou o tema do Círio deste ano: “Maria, causa de nossa alegria e gratidão”, traçando um paralelo entre o tema e o Ano Jubilar que a Diocese está vivenciando em comemoração aos 60 anos de criação. Muitos são os motivos pelos quais toda a Diocese deve agradecer pela intercessão de Nossa Senhora ao longo desses 60 anos da Igreja Particular de Ponta de Pedras.

À noite do domingo, foi celebrada mais uma Missa presidida pelo bispo, na qual foi administrado o sacramento da Confirmação e foram instituídos novos ministros extraordinários da sagrada comunhão. A festividade se estenderá até o dia 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição, quando haverá também o encerramento do Ano Jubilar Diocesano e a ordenação presbiteral do Diácono Rogério Feijolli Santiago. Durante a festividade, vários presbíteros irão presidir as missas, bem como alguns bispos: Dom José Maria dos Reis (Bispo de Abaetetuba), Dom Alberto Taveira (Arcebispo de Belém) e Dom Raimundo Possidônio (Bispo coadjutor de Bragança).

A Diocese de Ponta de Pedras, que tem Nossa Senhora da Conceição como Padroeira, foi criada em 25 de junho de 1963, através da bula Animorum Societas, do Papa São Paulo VI. Atualmente tem como bispo Dom Teodoro Mendes Tavares, CSSp, contando com dez paróquias em seis municípios. 

Comentários