Diocese de Ponta de Pedras ganha mais um padre e mais um diácono transitório



No dia 20 de agosto, aconteceu no Centro Social São Paulo VI, em Curralinho, a celebração eucarística com a ordenação presbiteral do então Diác. Nicanor Alves dos Santos e a ordenação diaconal de Rogério Feijolli Santiago. A missa foi presidida por Dom Teodoro Mendes Tavares, CSSp, bispo diocesano de Ponta de Pedras, e concelebrada por todo o clero diocesano. Fiéis oriundos de diversas paróquias da Diocese estiveram presentes.

Tendo começado às 9h no Centro Social lotado, a missa prosseguiu normalmente até o final da proclamação do Evangelho, quando o rito de ordenação teve início com a eleição dos candidatos, os quais foram chamados pelo nome. Em seguida, Dom Teodoro proferiu sua homilia destacando os principais pontos sobre a solenidade da Asssunção de Maria, celebrada no dia e também sobre a missão dos presbíteros e diáconos. Depois seguiram-se os ritos de ordenação: propósito dos eleitos, ladainha de todos os santos, imposição das mãos e oração consecratória, paramentação, entrega do pão e do vinho para o novo padre e do evangelho para o novo diácono e, por fim, os cumprimentos do clero aos dois ordenados.

Ao final da celebração, Dom Teodoro anunciou as destinações dos dois ministros recém ordenados. Pe. Nicanor irá continuar na Paróquia Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Ponta de Pedras. Diác. Rogério foi transferido para a Área Pastoral e futura Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, na vila de Retiro Grande, município de Cachoeira do Arari. Também foi anunciada a transferência do Pe. Mateus Tavares dos Santos para a Quase-Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes e do Pe. Carlos Roberto Gonçalves para a futura Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, onde será o primeiro pároco e trabalhará junto com o Diácono Rogério. 

O Pe. Nicanor Alves dos Santos escolheu como lema de sua ordenação: "É necessário que ele cresça e eu diminua" (Jo 3, 30). Natural do município de Curralinho, nasceu a 7 de dezembro de 1996 e ingressou no Seminário Maior Nossa Senhora da Assunção no ano de 2015. Tendo sido ordenado diácono em 8 de dezembro de 2022, realizou seu estágio diaconal na Paróquia Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Ponta de Pedras.

O Diácono Rogério Feijolli Santiago escolheu o lema: "Cantarei para sempre as misericórdias do Senhor" (Sl 89). Tendo nascido no município de Bom Jesus do Itabapoana- RJ, iniciou sua formação em fevereiro de 2015, no Instituto Missionário Servos do Senhor, na cidade de Eunápolis-BA, chegou à Diocese de Ponta de Pedras em 10 abril de 2022, desde então realiza estágio pastoral na Quase-Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, na vila de Ponta Negra, município de Muaná. 

Comentários