Diocese ganha dois novos diáconos permanentes

 


No dia 18 de junho, em solene celebração eucarística realizada no Centro Social São Paulo VI, em Curralinho, foram ordenados os diáconos permanentes Jone Márcio Conceição Barros, que escolheu como lema: “Eis-me aqui” (Is 6,8) e Raimundo da Silva Coelho, que tomou como lema para si: “Eu vim para servir e não para ser servido” (Mt 20,28). A celebração teve início às 9h e foi presidida pelo bispo diocesano Dom Teodoro Mendes Tavares e concelebrada por alguns padres da Diocese e também pelo Pe. Renilson Macedo, pertencente ao clero da Diocese de Abaetetuba e diretor da escola diaconal na qual os dois diáconos foram formados.

Os ritos de ordenação diaconal começaram após a proclamação do Evangelho, com a eleição dos candidatos, que foram chamados pelo nome. Logo em seguida, em sua homilia, o bispo explanou os principais aspectos da missão diaconal. Após a homilia, os candidatos manifestaram os seus propósitos ao serem interrogados pelo bispo. Com a Ladainha de Todos os Santos, todos os presentes imploraram a intercessão dos santos pelos que foram ordenados. Em seguida, o bispo impôs as mãos sobre os candidatos e depois proferiu a oração consecratória, ponto alto desses ritos. No momento da paramentação, os diáconos foram revestidos com as vestes diaconais e, já revestidos, receberam do bispo o Livro dos Evangelhos. Com o abraço da paz, os neodiáconos foram acolhidos no clero pelos padres presentes.

Após a comunhão, o Diácono Jone Barros, em seu nome e do Diácono Raimundo Coelho, fez o agradecimento, no qual mencionou as pessoas que colaboraram em suas caminhadas formativas.

Os diáconos Jone e Raimundo juntam-se aos outros sete diáconos permanentes da Diocese de Ponta de Pedras, sendo os primeiros da Paróquia São João Batista, em Curralinho. Esta ordenação situa-se dentro das comemorações do Jubileu dos 60 anos Diocese, que tem como lema: “Das Obras do Senhor, ó meu povo, não te esqueças”; e como tema: “Gratidão e fidelidade a Deus na missão”.

Comentários