Com duas ordenações presbiterais, Diocese de Ponta de Pedras celebra 60 anos de sua fundação



No dia 25 de junho, a Diocese de Ponta de Pedras vivenciou um momento histórico, com a celebração do seu jubileu de diamante, ou seja, seus 60 anos de criação canônica. Esta data especial foi comemorada com uma solene Celebração Eucarística presidida pelo bispo diocesano Dom Teodoro Mendes Tavares, na qual foram ordenados dois novos presbíteros para a Diocese: Pe. Rubens Evangelista Reis e Pe. Silas Ferreira do Nascimento.

A missa jubilar teve início às 9h, na Catedral Diocesana, e contou com a presença de mais quatro bispos: Dom Júlio Akamine, SAC, arcebispo metropolitano de Sorocaba-SP; Dom Wilmar Santin, O. Carm, bispo da Prelazia de Itaituba-PA; Dom Antônio Assis Ribeiro, SDB, bispo auxiliar de Belém-PA e Dom Paulo Andreolli, S. X, bispo auxiliar de Belém-PA. Além dos bispos, a missa foi concelebrada por alguns padres convidados: Pe. Fabiano Pereira, representando a Arquidiocese de Pouso Alegre- MG; Pe. Edilson Figueiredo, representando a Arquidiocese da Paraíba-PB; Pe. Rubinei Coelho, representando a Arquidiocese de Santarém-PA; Pe. Valério Sartor, representando a Companhia de Jesus- Jesuítas, Pe. Luís Aguiar, representando a Congregação da Pequena Obra da Divina Providência- Orionitas e o Pe. Raimundo Rafael, representando a Prelazia do Marajó-PA. Os padres da Diocese de Ponta de Pedras também estavam presentes em sua maioria.

A Igreja Particular de Ponta de Pedras foi erigida canonicamente com o título de prelazia no dia 25 de junho de 1963, por meio da bula Animorum Societas, do papa São Paulo VI. A elevação à categoria de diocese se deu em 15 de outubro de 1979, através da bula Cum Praelatura, de papa São João Paulo II. Dom ngelo Maria Rivato, SJ, foi o primeiro bispo de Ponta de Pedras e governou até o ano de 2002, sendo sucedido por Dom Alessio Saccardo, SJ, que em 2015 foi sucedido pelo atual bispo diocesano Dom Teodoro Mendes Tavares, CSSp. 

O Ano Jubilar Diocesano, em comemoração ao Jubileu de Diamante da Diocese, foi convocado por Dom Teodoro e teve início em 7 de dezembro de 2022, com a dedicação da Catedral Diocesana, e se encerrará em 8 de dezembro de 2023. Ao longo deste Ano Jubilar, vários eventos tem acontecido na Diocese, como a instalação da Rádio Imaculada FM em Cachoeira do Arari, ordenação de dois diáconos permanentes em São Sebastião da Boa Vista, Peregrinação Diocesana e ordenação presbiteral em Muaná, ordenação de dois diáconos permanentes em Curralinho, missa jubilar e ordenação presbiteral em Ponta de Pedras. Outros eventos estão marcados como: criação de nova paróquia e ordenações presbiterais e diaconal em Curralinho, criação de nova paróquia em Cachoeira do Arari e missa de encerramento do jubileu em Ponta de Pedras.

Os novos padres ordenados no dia 25 receberam suas destinações ao final da missa. Pe. Rubens Evangelista Reis irá exercer seu ministério na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Santa Cruz do Arari, onde já atuava como diácono. Já o Pe. Silas Ferreira do Nascimento foi nomeado para a Paróquia São Sebastião, em São Sebastião da Boa Vista, na qual exerceu seu diaconato. Pe. Rubens escolheu como lema: “Alcançado por Cristo Jesus” (Fl 3,12), enquanto Pe. Silas escolheu outro trecho da mesma carta paulina: “Tende em vós os mesmos sentimentos de Jesus Cristo” (Fl 2,5). Ambos são da Paróquia Catedral Nossa Senhora da Conceição, de Ponta de Pedras e ingressaram juntos no Seminário, em 2014, tendo sido ordenados diáconos a 8 de dezembro de 2022. 

Comentários