Dedicação da Catedral de Ponta de Pedras marca o início do Jubileu de 60 anos da Diocese

 


Em solene celebração acontecida no dia 7 de dezembro, o bispo diocesano de Ponta de Pedras, Dom Teodoro Mendes Tavares, dedicou a Catedral Diocesana Nossa Senhora da Conceição. O momento também marcou o início do jubileu comemorativo dos 60 anos de criação da Igreja Particular de Ponta de Pedras.

A celebração teve início às 18h e contou com a concelebração de todos os padres do clero diocesano, bem como de fiéis advindos das paróquias da Diocese. Dentre os ritos realizados estão a aspersão do povo e do altar, a ladainha de todos os santos, a deposição das relíquias de São João Paulo II, São Luis Orione e Santa Dulce dos Pobres; a prece de dedicação; a unção do altar e das paredes da Igreja; a incensação do altar e da Igreja e, por fim, a iluminação do altar e da igreja. Todos esses ritos foram executados com diligência e acompanhados com atenção pelo povo. Após o ritual de dedicação, a missa prosseguiu normalmente.

A Catedral Nossa Senhora da Conceição passou por uma profunda reforma, que se iniciou no dia 6 de junho de 2022, segunda-feira após a Solenidade de Pentecostes. O arquiteto responsável pelo projeto é Almir José Neto, natural do município de Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro.

Após a comunhão, Dom Teodoro fez alguns comunicados relacionados ao Ano Jubilar Diocesano, frisando os principais eventos que marcarão este Jubileu. Além disso, o bispo distribuiu alguns exemplares da carta pastoral que escreveu por ocasião do 60 anos da Diocese e rezou com os fiéis a oração do Ano Jubilar.

Comentários