Missa Crismal 2022 na Diocese de Ponta de Pedras



No dia 12 de abril, na Catedral Diocesana Nossa Senhora da Conceição, em Ponta de Pedras, foi celebrada a missa crismal, presidida pelo bispo diocesano Dom Teodoro Mendes Tavares. Nesta celebração foi consagrado o óleo do santo crisma e abençoados os óleos dos catecúmenos e dos enfermos, também  os presbíteros que atuam na Diocese renovaram, diante do Bispo, seus votos sacerdotais.

A missa crismal ou missa dos santos óleos é tradicionalmente celebrada na manhã da Quinta-Feira Santa, porém, na Diocese de Ponta de Pedras é sempre celebrada na terça-feira da Semana Santa, tendo em vista a realidade geográfica da Diocese, o que dificultaria que os padres retornassem para suas paróquias a tempo de celebrar a missa da Ceia do Senhor. Nos anos de 2020 e 2021, por causa das restrições decorrentes da pandemia do Covid-19, a missa crismal teve que ser celebrada em outras datas. 

O número 274 do Cerimonial dos Bispos explicita sobre o significado e a importância desta missa: "Esta missa, que o Bispo concelebra com o seu presbitério e dentro da qual consagra o santo crisma e benze os outros óleos, é como que a manifestação da comunhão dos presbíteros com o seu Bispo. Com o santo crisma consagrado pelo Bispo, são ungidos os recém-batizados e são marcados com o sinal da cruz os que vão ser confirmados, são ungidas as mãos dos presbíteros e a cabeça dos Bispos, bem como a igreja e os altares na sua dedicação. Com o óleo dos catecúcmenos, estes preparam-se e dispõem-se para o Batismo. Por fim, com o óleo dos enfermos, estes recebem alívio na doença”.
































Comentários