Zacarias Lima Machado é ordenado presbítero por Dom Teodoro

 




No dia 19 de março, solenidade de São José, foi ordenado presbítero para a Igreja Católica o então diácono Zacarias Lima Machado. A celebração aconteceu em Curralinho, terra natal do agora Pe. Zacarias, no centro social São Paulo VI, sendo presidida pelo bispo diocesano de Ponta de Pedras, Dom Teodoro Mendes Tavares. Como lema para sua ordenação Pe. Zacarias escolheu o trecho do Evangelho de João: “Não Foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês. Eu os destinei para ir e dar fruto” (Jo 15,16).

A missa de ordenação foi concelebrada por padres de todas as paróquias da Diocese, além de sacerdotes de outras igrejas particulares. Fiéis de outras paróquias também se mobilizaram para participar da celebração. Caravanas de Muaná, São Miguel do Pracuúba e São Sebastião da Vista chegaram em Curralinho com esta finalidade.

A celebração teve início às 9h, com o centro social São Paulo VI já lotado. Os cantos da missa foram entoados pelo coral São Miguel Arcanjo, da comunidade de mesmo nome, que fica na Área Pastoral Nossa Senhora do Rosário. Após a proclamação do Evangelho, deu-se início ao rito de ordenação com a eleição do candidato, que foi chamado diante do bispo. Logo em seguida, houve a homilia, em que o bispo ressaltou aspectos sobre São José e depois explanou sobre a missão sacerdotal.

Terminada a homilia, o então diácono foi interrogado pelo bispo e manifestou o seu propósito, para em seguida se prostrar por terra no momento em que foi cantada a ladainha. A imposição das mãos sobre a cabeça do eleito foi feita primeiramente pelo bispo e depois por todos os presbíteros presentes. Em seguida, Dom Teodoro proferiu a prece de ordenação, ponto culminante desses ritos. Já ordenado, Pe. Zacarias foi revestido com as vestes sacerdotais e depois teve suas mãos ungidas com o óleo do crisma, recebeu o cálice e a patena e foi acolhido no clero diocesano com o abraço da paz.

Ao final da celebração, Pe. Zacarias fez os seus agradecimentos e manifestou gratidão aos que o ajudaram na caminhada vocacional.

Pe. Zacarias Lima Machado nasceu no interior de Curralinho, Rio Canaticu, a 26 de junho de 1983. Sua comunidade de origem tem Santa Teresinha do Menino Jesus como padroeira. Em 27 de janeiro de 2013, ingressou no Seminário Maior Nossa Senhora da Assunção e foi ordenado diácono no dia da padroeira do Seminário, em 15 de agosto de 2021, tendo feito estágio diaconal em Ponta de Pedras.

A primeira missa presidida pelo Pe. Zacarias aconteceu na noite do dia 19, na igreja matriz de Curralinho. Ao final da celebração, Dom Teodoro Mendes anunciou que o Pe. Zacarias continuaria atuando na Paróquia Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Ponta de Pedras.

Comentários