É criada a Quase-Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, na vila de Ponta Negra


Créditos: Julian Frank

Em solene celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano de Ponta de Pedras, Dom Teodoro Mendes Tavares, na manhã deste domingo (06/02), foi criada a Quase-Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, com sede na vila de Ponta Negra, interior de Muaná. Na mesma ocasião foram empossados os seus primeiros párocos, Frei Regenilson dos Santos Silva, MsS e Frei Leandro Lourenço, MsS, ambos do Instituto Missionário Servos do Senhor.

A celebração, que começou as 9h, no salão comunitário para comportar mais fiéis, contou com a concelebração de vários sacerdotes entre padres da Diocese de Ponta de Pedras, convidados e o prior do Instituto Servos do Senhor, Frei Givanildo Pires. Na assembleia, estavam presentes fiéis oriundos da própria vila de Ponta Negra, além de pessoas de diversas paróquias que se deslocaram em caravana para prestigiar esse momento.

Os ritos especiais iniciaram-se logo após a saudação inicial, quando o chanceler da Diocese, Pe. Tadeu Pimentel fez a leitura do decreto de criação da Quase-Paróquia; logo em seguida iniciou-se o rito de posse dos novos párocos, com a leitura da provisão, seguida da Profissão de Fé. Após a homilia, houve o interrogatório feito pelo bispo aos freis, que logo em seguida fizeram o juramento de fidelidade. O rito de posse se encerrou com a entrega dos objetos que fazem menção à missão dos novos párocos, como as chaves da igreja, a estola sacerdotal e a sede (cadeira) presidencial.

Os dois párocos, Frei Leandro e Frei Regenilson
Créditos: Pe. Mateus Tavares


Segundo o Código de Direito Canônico, uma quase-paróquia é: "Na Igreja particular, uma determinada comunidade de fiéis confiada a um sacerdote como a pastor próprio, ainda não erigida como paróquia por circunstâncias especiais" (can. 516). As quase-paróquias são criadas para atender demandas pastorais urgentes, visando pastorear de forma mais efetiva uma porção do povo de Deus. A diferença mais significativa entre uma paróquia e uma quase-paróquia é que a primeira é uma entidade permanente, ao passo que a segunda é provisória, ou seja, uma quase-paróquia só existe até ter condições de ser elevada ao grau de paróquia.

Créditos: Pe. Mateus Tavares


Dentre as subdivisões da Diocese de Ponta de Pedras, a Quase-Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes será a mais recente, superando a Paróquia São Miguel Arcanjo, que foi criada em 2016. Segundo pesquisa histórica feita pelo Pe. Manoel Geni Pelaes Monteiro, do clero da Diocese de Ponta de Pedras, os anos de criação das demais paróquias são os seguintes: Paróquia Catedral Nossa Senhora da conceição (Ponta de Pedras) - 1737; Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Cachoeira do Arari)- 1747; Paróquia São Francisco de Paula (Muaná)- 1760 ou 1757; Paróquia São Sebastião (São Sebastião da Boa Vista)- 1863; Paróquia São João Batista (Curralinho)- 1865 ou 1867; e, por fim, Paróquia Nossa Senhora de Nazaré (Santa Cruz do Arari)- 1966.

Veja o decreto de criação da Quase-Paróquia:

DECRETO DE CRIAÇÃO DA QUASE-PARÓQUIA NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES  VILA PONTA NEGRA – MUANÁ

Tendo ouvido e recebido a anuência do Conselho Presbiteral (cf. Cân. 515 § 2) e do Conselho Diocesano de Pastoral, e depois de ouvir também o Povo de Deus da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes e das outras comunidades atuais que vão integrar esta nova Quase-Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, considerando o bem do Povo de Deus em suas necessidades pastorais e espirituais e a urgência de intensificar a ação evangelizadora nesta Diocese de Ponta de Pedras, e em conformidade com o (cf. Cân. 516 § 1) que trata da criação de quase-paróquias, decidi, pelo presente Decreto, erigir a Quase-Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes – Ponta Negra – Município de Muaná, cujo território é desmembrado da Paróquia Francisco de Paula – Muaná e Paróquia São Sebastião – São Sebastião da Boa Vista.

A localização desta Quase-paróquia, sua configuração e seus limites são:

A sede da quase paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, situa-se na vila Ponta Negra, na margem do rio Pará, distância de 10,5 km em linha reta do perímetro urbano do município de Muaná-PA. Possui as seguintes coordenadas geográficas: -1°37'32.80" de latitude Sul e -49°13'25.15" de longitude a Oeste de Greenwich.

Os limites do perímetro geográficos da área pastoral situam-se: ao Norte – com áreas pastorais da Paróquia São Francisco de Paula/Muaná e Paróquia São Miguel arcanjo/Muaná; Ao Sul – Município de Limoeiro do Ajuru; A Leste – rio Pará e áreas pastorais da paróquia são Francisco de Paula/Muaná; A Oeste – áreas pastorais da paróquia São Sebastião/Boa Vista e Paróquia São Miguel Arcanjo/Muaná. Tendo como perímetro na margem esquerda do rio Pará, no município de Muaná, Estado do Pará. Seguindo até a foz do rio Inamarú, subindo por este pelo lado esquerdo até encontrar o furo Capitariquara, seguindo por este até o lado leste passando pelo rio Atatá, chega-se ao furo grande, seguindo pela margem esquerda até encontrar-se com o rio Pará, próximo do rio Pracuúba, limite de divisa natural entre os municípios de Muaná e São Sebastião da Boa vista, assim, deste ponto em diante seguindo pela região de ilhas Jupatituba, Piriquitão, Saracura, Cipoteua, Uruá, Frei Fabiano até foz do rio Pará, até encontrar-se com a foz rio Cajuúba, subindo deste ponto em diante até o furo do Carmo, seguindo por este até encontrar-se com águas do rio Pará, próximo a vila Ponta Negra, ponto inicial da descrição deste perímetro.

A recém – criada Quase-Paróquia é constituída pelas seguintes comunidades:

Nossa Senhora dos Navegantes (sede)- Vila Ponta Negra

São Miguel - Ilha Jupatituba

Frei Fabiano - Ilha Frei Fabiano

São Raimundo Nonato - Rio Inamarú

São Benedito - Rio Inamaru

São José - Rio Buiuçu

Imaculado Coração de Maria - Rio Cajuúba

São Francisco de Assis - Vila Jararaca

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - furo Jararaca










Comentários