Arcebispo de Sorocaba faz visita missionária à Diocese de Ponta de Pedras

 


O arcebispo metropolitano de Sorocaba, Dom Julio Endi Akamine, SAC, participou do encerramento da Festividade de São Sebastião, em São Sebastião da Boa Vista, nesta quinta-feira (20), dia da memória do padroeiro municipal. Dom Julio presidiu a missa solene da festividade, às 9h, logo após a procissão do padroeiro pelas ruas da cidade.

No Pará desde segunda-feira (17/01), Dom Julio se dirigiu na terça-feira para a Paróquia São João Batista, em Curralinho, acompanhado do bispo diocesano de Ponta de Pedras, Dom Teodoro Mendes Tavares e de um sacerdote da Arquidiocese de Sorocaba, Pe. Jean Carlos da Silva. Após compromissos em Curralinho, Dom Julio, Dom Teodoro e Pe. Jean se dirigiram a São Sebastião da Boa Vista para participarem dos festejos do padroeiro.

Dom Julio Akamine nasceu em 20 de novembro de 1962, em Garça-SP. Descendente de japoneses, é o primeiro nipo-brasileiro nomeado bispo no Brasil. Em 2011 foi nomeado bispo-auxiliar de São Paulo e em 2016 foi nomeado arcebispo metropolitano de Sorocaba.

A visita de Dom Julio tem como objetivo acertar os detalhes para a possível parceria entre a Arquidiocese de Sorocaba e a Diocese de Ponta de Pedras pelo projeto “Igrejas Irmãs”. Tal projeto foi aprovado em 1972 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, tendo como objetivo proporcionar um intercâmbio de solidariedade entre as igrejas particulares. Segundo Dom Esmeraldo Barreto, bispo auxiliar de São Luís do Maranhão e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária da CNBB: ““O projeto é uma forma de solidariedade e de comunhão entre Igrejas. É uma diocese que olhando para as necessidades de outras se dispõe a ajudar. Essa ajuda não acontece somente por parte de quem envia missionários e recursos. Mas, quem recebe aporta para a diocese que enviou missionários uma experiência pastoral”.

Comentários