Dom Teodoro criará quase-paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, na vila de Ponta Negra



Em reunião do conselho presbiteral da Diocese de Ponta de Pedras, ocorrida no dia 4 de novembro, foi anunciada a criação da quase-paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, que terá sede no distrito de Ponta Negra, no município de Muaná e contará com mais oito comunidades que atualmente são atendidas pelas paroquias de São Francisco de Paula e São Sebastião. A celebração em que será erigida a nova quase-paróquia acontecerá no dia 6 de fevereiro de 2022.

Segundo o Código de Direito Canônico, uma quase-paróquia é: "Na Igreja particular, uma determinada comunidade de fiéis confiada a um sacerdote como a pastor próprio, ainda não erigida como paróquia por circunstâncias especiais" (can. 516). As quase-paróquias são criadas para atender demandas pastorais urgentes, visando pastorear de forma mais efetiva uma porção do povo de Deus.

A diferença mais significativa entre uma paróquia e uma quase-paróquia é que a primeira é uma entidade permanente, ao passo que a segunda é provisória, ou seja, uma quase-paróquia só existe até ter condições de ser elevada ao grau de paróquia.

As comunidades que farão parte da nova quase-paróquia são:

Nossa Senhora dos Navegantes (sede)- Vila Ponta Negra

São Miguel- Ilha Jupatituba

Frei Fabiano- Ilha Frei Fabiano

São Raimundo Nonato- Rio Inamaru

São Benedito- Rio Inamaru

São José- Rio Buiuçu

Imaculado Coração de Maria- Rio Cajuúba

São Francisco de Assis- Vila Jararaca

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro- furo Jararaca


Comentários