Novo altar da Igreja matriz de Cachoeira do Arari é dedicado por Dom Teodoro

 


Na noite de 7 de novembro, a comunidade católica de Cachoeira do Arari prestigiou um momento muito significado: a dedicação do novo altar da igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, em solene celebração presidida pelo bispo diocesano Dom Teodoro Mendes Tavares e concelebrada pelos párocos, Pe David Charles da Silva e Pe. Carlos Roberto Gonçalves, além do Pe. Luís, responsável pelo Caminho Neocatecumenal na Diocese. O diácono permanente Hamilton Ferreira, da Paróquia Catedral, também desempenhou suas funções nesta celebração. 

O novo altar da igreja, juntamente com o ambão e outros elementos do espaço litúrgico fazem parte de um esforço da atual administração paroquial em vista de enriquecer litúrgica e artisticamente os ambientes litúrgicos da paróquia. O novo altar foi confeccionado em madeira e apresenta em sua parte frontal símbolos importantes para o Cristianismo como o Cordeiro e as letras gregas alfa e ômega.

A celebração de dedicação começou as 19h com o altar desnudado e logo no início o bispo aspergiu com água benta o altar e o povo, em um dos ritos que já fazem do ritual de dedicação. Após a homilia e o creio, deu-se continuidade aos ritos com a ladainha dos santos, deposição das relíquias (foram usadas relíquias de Santa Faustina e Santa Vicenta Maria- fundadora da congregação feminina que atua na paróquia), prece de dedicação, unção do altar, incensação do altar e, por fim, o revestimento e iluminação do altar. Esses ritos que foram acompanhados pelos cantos entoados pelo coral da Imaculada.

Segundo o Pontifical Romano (página 481), “O altar cristão é, por sua natureza, a mesa própria do sacrifício e do banquete pascal [...] Portanto, em todas as igrejas o altar é o centro da ação de graças que se realiza pela Eucaristia, em torno do qual, de alguma modo, convergem todos os ritos da Igreja”.

Comentários