Mensagem de Dom Teodoro para o Círio 2020





“Maria, Mãe amável”

Graça e paz para todo o Povo de Deus da Diocese de Ponta de Pedras e participantes do Círio de Nossa Senhora da Imaculada Conceição!

 “Tudo quanto pudermos dizer em louvor de Maria Santíssima é pouco em relação ao que merece por sua dignidade de Mãe de Deus” (S. Agostinho).  A bem-aventurada Virgem Maria, “bendita entre as mulheres” (Lc 1,42), foi escolhida e chamada por Deus, para ser a Mãe de Jesus, nosso Senhor e Salvador. Ela recebeu a saudação do anjo Gabriel, que foi enviado por Deus, e a convidou a se alegrar, porque é “cheia de graça” (Lc 1,28). Após a saudação, o arcanjo S. Gabriel disse-lhe: “Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo” (Lc 1, 31-32).  O que S. Lucas condensa na expressão “Filho do Altíssimo”, S. João o explica com detalhes no prólogo de seu Evangelho (cf. Jo 1, 1-18). Fiquemos com este versículo central: “O Verbo se fez carne, e habitou entre nós” (Jo 1,14).  Assim, Deus Pai enviou ao mundo o Seu Filho Jesus Cristo, que foi gerado no seio da Virgem Maria, por obra Espírito Santo.  Maria é Mãe amável, porque aceitou e cumpriu inteiramente a vontade de Deus: “Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38).

A Mãe de Deus e nossa, por tudo aquilo que é e fez, pela nossa salvação e de toda a humanidade, é amável e merece o título de corredentora do gênero humano.  Além disso, Maria merece ser amada, porque é a Mãe providente e medianeira de todas as graças. Ela recebe o título de Dispensadora de todas as graças, como expressou S. Luís Maria de Monfort:  “Deus a escolheu para tesoureira, ecônoma e dispensadora de todas as suas graças; de sorte que todas as suas graças e todos os seus dons passam por suas mãos; e segundo o poder que ela recebeu, como diz São Bernardino, ela distribui a quem quer, como quer, quando quer e quanto quer, as graças do Pai eterno, as virtudes de Jesus Cristo e os dons do Espírito Santo.” A Igreja está intimamente ligada à pessoa de Nossa Senhora, como não podia deixar de ser, pois ela é Mãe da Igreja. Constatamos que em todo o mundo católico existe uma grande devoção mariana, especialmente nos santuários de Nossa Senhora.  Amamos muito Nossa Senhora!... Nós a saudamos, a veneramos e recorremos muitas vezes a ela nas nossas orações, necessidades espirituais e festas religiosas. Isto é particularmente notório no Círio da nossa Padroeira e em outras festas marianas...

Tudo isso é compreensível e justíssimo, pois ninguém, depois de Deus, nos fez e faz tantos benefícios espirituais como Maria santíssima, a Virgem louvável. A nossa especial veneração a Nossa Senhora também se fundamenta nas palavras de Jesus Cristo, na hora da sua morte, quando disse à sua mãe: “Mulher, eis aí o seu filho” (Jo 19,16). Depois disse ao discípulo amado: “Eis aí a sua mãe. E dessa hora em diante, o discípulo a recebeu em sua casa (Jo 19,27). Aqui temos, nestas palavras de Jesus pregado na cruz, a teologia da filiação. Maria recebeu também o discípulo amado (João), como filho. Esse discípulo representava cada um de nós. Somos filhos(as) espirituais de Maria. O Papa Francisco nos ensina que “o próprio Senhor sabe que precisamos de refúgio e proteção em meio a tantos perigos. Por isso, no momento mais alto, na cruz, disse ao discípulo amado, a cada discípulo: ‘Eis a tua Mãe!’ A Mãe não é um dom opcional, é o testamento de Cristo. E nós precisamos dela” (Homilia de 28 de janeiro 2018).

Maria é a nossa Mãe espiritual, a mãe amável e admirável de todo o povo cristão. Nós a proclamamos como tal, louvamos e agradecemos ao Senhor Jesus Cristo, por tão grande dádiva recebida.  Mesmo depois de elevada aos Céus, Maria não deixou de exercer sua maternidade espiritual e missão salutar. Pelo contrário, “pela sua múltipla intercessão continua a alcançar-nos os dons da salvação eterna. Cuida, com amor materno, dos irmãos de seu Filho que, entre perigos e angústias, caminham ainda na terra, até chegarem à Pátria feliz. Por isso, a Virgem é invocada na Igreja com os títulos de advogada, auxiliadora, socorro, medianeira. (Lumen Gentium 62).  Nossa Senhora vela por nós com solicitude materna; ela intercede por nós, como poderosa intercessora, e nos acompanha, como Mãe providente e auxílio dos cristãos, até chegarmos ao Céu.

A grandeza de Maria justifica plenamente os belos títulos que o povo cristão lhe atribui, para honrá-la e invocar a sua intercessão materna. Maria é nosso amparo na fé. Ninguém fica desamparado quando recorre a ela. Por tudo isso, vemos que Maria é a Mãe amável, como expressa o tema do Círio deste ano.  A Mãe de Jesus deve ser amada, venerada com fé e devoção sadia. Quem ama Jesus, deve amar e honrar a Maria. Agindo deste modo, nós honramos e obedecemos ao seu próprio Filho, que no-la deu por Mãe espiritual. Portanto, não tenhamos vergonha de amar Maria, de venerá-la com fé e piedade filial, pois ela é a mais doce, pura, santa e amável de todos nós.

O Círio da nossa Padroeira põe em destaque Nossa Senhora da Imaculada Conceição, como o seu principal ícone. Olhemos para nossa Mãe do Céu, para contemplá-la e nos deixarmos inebriar por sua bondade, beleza, santidade e exemplo. Círio é um tempo de graça e de (re)encontro entre nós, com Deus e Nossa Senhora. Cada ano, no Círio, o Senhor nos proporciona uma ocasião ímpar para lhe agradecermos, juntamente com Nossa Senhora da Conceição, especialmente na celebração eucarística, pelas graças e bênçãos recebidas. Todos somos convidados a participar das celebrações litúrgicas e a abrilhantar esta grande festa mariana do povo de Deus da Diocese de Ponta de Pedras. Façamos do Círio – 2020, um verdadeiro hino de louvor a Deus, com Maria, a Mãe amável e venerável. Que a partir daí, encontremos inspiração para nossa missão evangelizadora e forças espirituais para superarmos os graves problemas e desafios de nossos tempos, com o auxílio de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. A todos(as) a minha sincera gratidão pela colaboração e participação neste Círio. Recebam meu abraço amigo e minha benção, com votos de um feliz e abençoado Círio!

D. Teodoro Mendes Tavares, CSSp  - Bispo Diocesano








Bispo de Ponta de Pedras desde 2015.

Comentários