Apresentação do Plano Diocesano de Pastoral

 


Por: Dom Teodoro Mendes Tavares

Tenho a grande alegria de apresentar a todo o Povo de Deus da nossa amada Diocese de Ponta de Pedras e pessoas de boa vontade o novo Plano Diocesano de Pastoral, para o quadriênio 2020-2024. Este documento foi revisto, atualizado e aprovado, por unanimidade, depois de um processo de escuta, reflexão, discernimento, oração e decisão madura, pelos participantes da última assembleia diocesana, ocorrida em Ponta de Pedras, de 08 a 11 de fevereiro de 2020.

Essa magna assembleia foi muito importante, não apenas por causa da atualização e aprovação deste Plano Diocesano de Pastoral, mas também por ter sido um tempo de graça para escutarmos o que o Espírito diz à Igreja (cf Ap 2,7) e uma expressão de sinodalidade, isto é, de unidade, comunhão, encontro fraterno e participação dos fiéis da Diocese de Ponta de Pedras (bispo diocesano, todo o clero, religiosos e religiosas, candidatos ao diaconato permanente, seminaristas, lideranças leigas das pastorais, movimentos e serviços e demais participantes...). Além disso, essa assembleia proporcionou aos participantes a oportunidade de se ouvirem e partilharem a sua experiência eclesial e caminhada pastoral, de refletirem, rezarem e decidirem tudo conjuntamente, de acordo com a vontade de Deus. Inspirados no lema escolhido para essa assembleia: “Somos a família de Deus em missão”, queremos continuar vivendo como uma família diocesana, unida e em missão permanente, dócil à ação do Espírito Santo.

Depois dessa assembleia diocesana, não foi difícil reunir o Conselho Diocesano de Pastoral, como estava previsto, por causa da pandemia do coronavírus- Covid 19. Coube então ao Bispo Diocesano convocar uma reunião em tempo oportuno com o Conselho Presbiteral, a fim de fazer as devidas ponderações e os encaminhamentos finais deste documento. Na sua elaboração, nos inspiramos na Palavra de Deus e levamos em consideração a Doutrina Social da Igreja e as Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE -2019-2023), aprovadas pelos bispos reunidos em Aparecida- SP, em maio de 2019, e que “constituem uma das expressões mais significativas da colegialidade e da missionariedade da Igreja no Brasil”; queremos trilhar novos caminhos da evangelização sob quatro pilares: A Palavra (iniciação à vida cristã), o Pão (liturgia, Eucaristia, espiritualidade), o pilar da Caridade (serviço da vida plena) e o pilar da Missão (estado permanente de missão. Concomitantemente, manifestamos nossa comunhão com o sucessor de Pedro e, querendo enriquecer ainda mais este Plano Diocesano de Pastoral, incluímos vários ensinamentos do Magistério do Papa Francisco, particularmente sua Exortação Apostólica pós-sinodal “Querida Amazônia”, publicada no dia 02/02/2020. O Santo Padre nos convida a “caminhar com os povos da Amazônia”. Anexamos também neste Plano de Pastoral algumas datas importantes da história da nossa Diocese de Ponta de Pedras, bem como subsídios diversos, documentos normativos e orientações pastorais.

Agradeço de coração a todos pela sua valiosa colaboração! Continuemos orando sem cessar ao Senhor Deus, fonte e origem da missão, para que Ele nos abençoe, assista, ilumine e ajude na execução deste Plano de Pastoral para os próximos anos. Gostaria de pedir encarecidamente o empenho de todo o povo de Deus da nossa Diocese, a começar pelos Presbíteros, Diáconos Permanentes, Seminaristas, Religiosas, Coordenadores (as) de comunidades, lideranças das pastorais, dos movimentos e grupos eclesiais, enfim, todos os fiéis, para que recebam com fé e alegria espiritual este Plano de Pastoral e o executem com boa vontade, trabalhando em comunhão uns com os outros. Recordo que o Plano Diocesano de Pastoral deve ser uma referência obrigatória para as assembleias e encontros de planejamento pastoral das paróquias, comunidades, grupos, pastorais, movimentos e outros organismos eclesiais... Foi idealizado para significar e expressar a nossa comunhão e afirmar a nossa unidade pastoral em toda a Diocese.

Que Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Padroeira da nossa Diocese, nos acompanhe com sua proteção materna e interceda por nós, para que, como Igreja marajoara em estado permanente de missão, anunciemos e testemunhemos fielmente o Evangelho de Jesus Cristo, em todos os lugares possíveis, com a força do Espírito Santo, com o objetivo de formar “discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude.”

Ponta de Pedras, 15 de agosto de 2020
Solenidade da Assunção de Nossa Senhora

 

Dom Teodoro Mendes Tavares, CSSp
Bispo Diocesano

Comentários