Dom Teodoro publica orientações sobre a Semana Santa



Comunicado e orientações ao clero e todo o Povo de Deus da Diocese de Ponta de Pedras para o período da Semana Santa e celebrações pascais “em tempo de COVID-19”

Reverendíssimos Sacerdotes e Diáconos Permanentes, caros Seminaristas, estimados(as) Religiosos(as), Consagrado(as) e querido Povo de Deus da Diocese de Ponta de Pedras,

Saudações amigas, com votos de muita SAÚDE, paz e bênçãos do Senhor!

Considerando a situação difícil na qual passa o Brasil e o mundo com a pandemia do Covid-19, que nos impede de celebrar a liturgia comunitariamente nas capelas e Igrejas das Comunidades e Paróquias da Diocese;

Considerando que se aproxima o período da Semana Santa, que é, liturgicamente, a mais importante de todas as semanas do Ano Litúrgico; e,

Considerando que este Comunicado e estas orientações estão em sintonia com a Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil e o decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos sobre as celebrações da Semana Santa e celebrações pascais “em tempo de COVID-19”);

COMUNICO:
1 - Apesar das atividades religiosas terem sido,  por Decreto 10.292 (art. 3º, inciso 39 - assinado no dia 25/03/2020) do Poder Executivo Federal,  inseridas no grupo das atividades essenciais, porém sob a condição – assim diz o próprio Decreto – de se obedecer ao que o Ministério da Saúde determinar, considerando, pois, que as orientações emanadas pelas autoridades competentes do Ministério da Saúde  recomendam o distanciamento social, as capelas e igrejas podem ficar abertas, mas  apenas como tem sido feito: para orações individuais e transmissões online, evitando assim qualquer tipo de aglomeração. Ao longo deste período excepcional de distanciamento social, na Igreja Catedral e nas Igrejas paroquiais, mesmo sem a participação dos fiéis, haja celebração dos mistérios litúrgicos da Semana Santa e dos outros dias litúrgicos do tempo pascal, conforme a norma da Igreja, avisando sempre os fiéis da hora da celebração de modo que se preparem espiritualmente para esse momento da celebração e se mantenham unidos em oração, em sintonia com a nossa Igreja, nas suas respectivas habitações. Essas celebrações litúrgicas sejam transmitidas pelos nossos meios de comunicação. Todos os fiéis são, cordialmente, convidados a acompanhar com fé e piedade as celebrações pela rádio, internet ou por outros meios de comunicação disponíveis.

2 - DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR: celebrar a Eucaristia sem o povo. Pede-se aos fiéis que, se possível, coloquem ramos na porta de suas casas. A coleta nacional da Campanha da Fraternidade será feita ainda este ano, mas em outra ocasião.

3 - MISSA DO CRISMA: fica adiada para 02/06/2020 na Catedral Diocesana, em Ponta de Pedras, às 19:00h, se Deus quiser.

4- DE SEGUNDA A QUARTA FEIRA SANTA: além da celebração da santa missa, proporcionar outros momentos de oração, podendo inclusive utilizar  as imagens e símbolos apropriados para o momento sem o povo (cruz, imagens do Senhor dos Passos, Nossa Senhora das Dores...); usar cantos litúrgicos apropriados,  fazer a proclamação da Palavra de Deus, meditação/reflexão sobre a Palavra de Deus, leitura orante da Bíblia, rezar a Liturgia das Horas, além de outros subsídios litúrgicos para a celebração da Semana Santa (que poderão ser usados) e concluir com a oração e bênção sobre o povo.

5- QUINTA FEIRA SANTA: nesse dia, na missa vespertina da Ceia do Senhor, os sacerdotes das Paróquias celebrem essa missa sem o povo. Omite-se o lava-pés. No término da Missa da Ceia do Senhor omite-se a procissão e o Santíssimo Sacramento seja conservado no Sacrário. Faça-se uma breve adoração.

6- SEXTA FEIRA SANTA: dia de jejum e abstinência. Pede-se aos fiéis que coloquem um pano vermelho (quem tiver) na porta de entrada de suas casas, durante todo este dia. Celebrar a Paixão do Senhor às 15:00h, sem o povo. Na ORAÇÃO UNIVERSAL, recomenda-se uma intenção especial pelos doentes, pelos defuntos e por aqueles que sofreram alguma perda...


Oração Universal (sugestão de texto)
Obs.: Essa intenção deve ser incluída antes da décima, tornando-se, deste modo, a penúltima, pois a última rezará “Por todos os que sofrem provações”:

IX. Pelos poderes públicos

X. Pelos que padecem a pandemia do Covid-19
Oremos ao Deus da vida, salvação do seu povo, para que sejam consolados os que sofrem com a doença e a morte, provocadas pela pandemia do novo coronavírus; fortalecidos os que heroicamente têm cuidado dos enfermos; e inspirados os que se dedicam à pesquisa de uma vacina eficaz.

Reza-se em silêncio. Depois o sacerdote diz:

Ó Deus, nosso refúgio nas dificuldades, força na fraqueza e consolo nas lágrimas, compadecei-vos do vosso povo que padece sob a pandemia, para que encontre finalmente alívio na vossa misericórdia. Por Cristo, nosso Senhor. R. Amém.

XI. Por todos os que sofrem provações.

A cruz deverá ser erguida pelo Sacerdote ou Diácono, fazendo uma breve veneração, mas omitindo-se o beijo. Também deve-se omitir neste dia a procissão com o Senhor Morto. Não se realize, sob nenhuma hipótese, a encenação da Paixão do Senhor (essas expressões de piedade popular e as procissões, que enriquecem os dias da Semana Santa, poderão ser transferidas para outros dias convenientes, por exemplo, 14 e 15 de setembro). Todavia, o sacerdote poderá realizar um momento de reflexão (sem o povo), de preferência diante da imagem do Senhor Morto. Não se faz coleta para os Lugares Santos neste dia. A mesma ficará para uma outra data (ainda este ano).

 7- VIGILIA PASCAL: para o “Início da vigília ou Lucernário” (sem o povo) omite-se o acender do fogo, acende-se o círio e, omitindo a procissão, segue-se o precônio pascal (Exsultet). Segue-se a “Liturgia da Palavra”. Leituras para este dia: Êxodo 14,15-15,1(esta leitura nunca se omite); Salmo responsorial: Ex 15,1-2.3-4.5-6.17-18; Is 55, 1-11; Salmo responsorial: Is 12,2-3.4bcd.5-6; Ez 36,1-16-17ª.18-28; Salmo responsorial: 41(42), 3.5bcd; Sl 42,3.4(R.3ª); Rm 6,3-11; Salmo responsorial: 117(118)1-2.16ab-17.22-23; e o Evangelho próprio da vigília (Mt 28,1-10).

Para a “Liturgia batismal”, apenas se renovam as promessas batismais (cf. Missal Romano, pág. 288, n. 46). Segue-se a “Liturgia eucarística”.

8- DOMINGO DA PÁSCOA NA RESSURREIÇÃO DO SENHOR: segue-se a liturgia do Domingo da Páscoa da Ressurreição.

A Páscoa, coração do ano litúrgico, não é uma festa como as outras: celebrada no arco de três dias, o Tríduo Pascal, precedida pela Quaresma e coroada pelo Pentecostes, não pode ser transferida. Este é o dia que o senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos, celebrando o acontecimento central da nossa fé e conteúdo irrenunciável da nossa pregação. Cristo Ressuscitou verdadeiramente. Aleluia! Ele venceu a morte, abrindo para nós as portas da eternidade. Está vivo, no meio de nós e permanece conosco para sempre.

Nesta época difícil, todos, iluminados pela fé, podemos dizer: basta-nos a força da graça do Senhor ressuscitado para nos sentirmos fortes e confiantes, apesar de tantas provações pelas quais estamos passando. Como o Apóstolo S. Paulo cada um pode afirmar: “Quando me sinto fraco, então é que sou forte” (2Cor 12,10), porque “tudo posso n´Aquele que me fortalece” (Fl 4, 13).

Neste tempo de calamidade pública, espera-se de nós, discípulos(as) missionários(as) de Jesus, testemunho de fé e esperança, de coragem nas provações e capacidade de superação, resiliência e perseverança, pois “se Deus está a nosso favor, quem estará contra nós?” (Rm 8, 31).

Oremos todos sem cessar, em todo o lugar, com fé e confiança no Senhor, confiando-lhe todas as nossas preocupações, pois é ele quem cuida de nós (cf. 1Pd 5,7): “À pandemia do vírus, queremos responder com a universalidade da oração” (Papa Francisco). Cuidemos de nós mesmos e uns dos outros. Façamos nossa parte, permanecendo unidos na oração e solícitos na caridade com os que precisam da nossa ajuda; tenhamos compaixão de quem sofre e não encontra quem o ajude; enfim, sejamos solidários e corresponsáveis na defesa da vida e naquilo é necessário para o bem comum de todos.

Desejando sinceramente a todos(as) uma santa e feliz Páscoa, asseguro-lhes minhas orações e imploro, pela intercessão de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Padroeira da nossa Diocese, copiosas bênçãos de Deus sobre todos vocês!

PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE!

Dado e passado na Cúria Diocesana, em Belém, aos 27 de março de 2020.

                              Dom Teodoro Mendes Tavares, CSSp
                              Bispo da Diocese de Ponta de Pedras

Comentários