Paróquias da Diocese de Ponta de Pedras celebram São Sebastião


No período de 10 a 20 de janeiro, as paróquias de São Sebastião da Boa Vista e Cachoeira do Arari realizaram suas respectivas festividades em honra a São Sebastião, um dos santos mais populares do Catolicismo e que, no Marajó em particular, tem um grande número de devotos.

Em São Sebastião da Boa Vista, o santo que dá nome ao município teve sua festividade preparada com peregrinações nas comunidades da cidade e em Belém, onde os boavistenses residentes fazem questão de preservar a devoção ao padroeiro. No dia 10, uma grande alvorada iniciada às 5h marcou o início dos festejos. Neste mesmo dia, pela manhã, foi realizada uma procissão fluvial pelo Rio Boa Vista e à noite, foi celebrada a santa missa de abertura, presidida pelo bispo diocesano Dom Teodoro Mendes Tavares. Durante os três dias em que participou da festa, Dom Teodoro celebrou o sacramento da confirmação, fez envio de coroinhas e de ministros extraordinários da Eucaristia e da Palavra e conferiu o ministério do leitorato a dois candidatos ao diaconato permanente, entre outras atividades.

Em Cachoeira do Arari, a festividade teve como tema: "São Sebastião, exemplo de fidelidade a Deus e à Igreja" e foi antecedida por uma longa peregrinação inciada seis meses antes da festividade, na qual uma imagem peregrina percorre as fazendas e demais localidades  da região. O dia 10 de janeiro é uma data muito agitada em Cachoeira do Arari. A chegada da imagem de São Sebastião, vinda da fazenda Espírito Santo, atrai milhares de pessoas à entrada da cidade. 

No dia  20 de janeiro, em São Sebastião da Boa Vista, a missa solene foi presidida pelo Pe. Antonio Cardoso, vigário geral da Diocese de Ponta de Pedras. Em Cachoeira do Arari, presidiu a missa do padroeiro o bispo prelado do Marajó, Dom Evaristo Spengler, OFM. Durante todo o dia, aconteceram programações sociais nessas duas paróquias.

Comentários