Ponta de Pedras realiza 127° Círio de Nossa Senhora da Conceição




Com o tema: “Maria, auxílio dos cristãos”, foi realizada a 127° edição do Círio de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município e da diocese de Ponta de Pedras. A procissão que aconteceu pelas ruas da cidade no último domingo (24) é o principal ato de uma série de manifestações que marcam a vasta programação dos festejos da Imaculada.
Os preparativos para o Círio começam meses antes, com as peregrinações nas casas dos devotos. As chamadas novenas de Nossa Senhora são um privilegiado momento de evangelização, pois muitas casas são visitadas nesse período. O encerramento dessas peregrinações aconteceu com uma celebração na Catedral Diocesana, no dia 22/11, com a presença de todas as comunidades da paróquia. Ao término dessa celebração, a imagem peregrina foi levada até a comunidade Santo Antônio, no rio Cupichaua, de onde, no sábado (23/11), saiu a procissão fluvial, que contou com grande adesão de embarcações. 
Após chegar ao trapiche municipal a imagem saiu em cortejo de mototaxistas até a localidade do Cajueiro, onde a imagem ficou até as 17 horas, quando iniciou-se a romaria rodoviária. As 19h do sábado, foi celebrada santa missa, presidida pelo bispo de Zé Doca (MA), Dom João Kot, que foi convidado para participar dos festejos. Após a missa, deu-se início à trasladação, procissão na qual muitas homenagens são prestadas a Nossa Senhora.
No domingo, dia da grande procissão, as 7h foi celebrada a missa na antiga igreja matriz, presidida por Dom Teodoro Mendes. Após a celebração, iniciou-se a 127° edição do Círio da padroeira da Diocese de Ponta de Pedras. Grande número de pessoas participou da procissão, na qual muitos devotos prestaram suas homenagens e agradeceram pela intercessão de Nossa Senhora da Conceição. A missa da chegada foi presidida por Dom João Kot.  
























Comentários