Paróquia São Miguel faz envio de Dom Teodoro para o Sínodo para a Amazônia



No dia 29 de setembro, durante a missa solene da Festividade de São Miguel Arcanjo, no distrito de São Miguel do Pracuúba, o bispo diocesano Dom Teodoro Mendes Tavares, que estava presidindo a missa, recebeu um envio especial para o Sínodo para a Amazônia, que acontecerá de 6 a 27 de outubro em Roma. Leia na íntegra a carta e oração de envio logo a seguir. 


Diocese de Ponta de Pedras 
Paróquia São Miguel Arcanjo 
NOVOS CAMINHOS PARA A IGREJA E PARA UMA ECOLOGIA INTEGRAL 

Excelentíssimo Dom Teodoro, esta Igreja particular de Ponta de Pedras, expressa a eterna gratidão a Deus pelos inúmeros benefícios que temos recebidos por meio do seu Pastoreio. Estamos vivendo um tempo de grandes desafios para toda a Igreja, e bem sabemos das exigências e provocações provindas do Próprio Evangelho.

Somos um povo Amazônico, que sente o cheiro da TERRA, que se banha nas águas dos rios, que dorme e acorda com o canto dos pássaros, que vê a riqueza da chuva, sente o sol arder na pele em cada ato de trabalho, que tem um abraço caloroso e cheio de generosidade, que luta determinantemente pelos seus sonhos. Somos um Povo Amazônico, que ama o seu AÇAI, que produz sua própria farinha, que cultiva seus frutos, e mora na simplicidade de sua casa. Somos um povo Feliz em nossa terra e em nossos rios. Mas não somos indiferentes à diversas realidades sofridas e opressoras provocada por pessoas que buscam a SOBERANIA e o PODER, baseado na ganância, no materialismo que cega os olhos para qualquer sofrimento do ser humano. Homem, mulher, jovem, Criança e Idoso, todos tem seu reconhecimento, assim nos ensina Jesus. Somos todos irmãos e contemplados no Reino de Deus. Somos edificados com os pés dos que partem, dos joelhos que rezam e das mãos daqueles que ajudam.

Somos um povo Amazônico, que ouvi o grito dos mais fracos e que luta pela vida, que tira da natureza seu próprio remédio e usa as mãos para reconstruir o pobre e o doente. Deus nos presenteou com a diversidade e fez-nos entender que nossa missão neste chão é a FRATERNIDADE. Que pisa em cada degrau das pontes e escadas para levar o conforto aos doentes, para anunciar o reino de Deus, e para construir laços de solidariedade. Essa é nossa voz, esse é seu povo, Dom Teodoro. Somos as ovelhas do seu Pastoreio, e somos profundamente felizes por recebermos sua benção, como um Pai que cuida, que chora, que se preocupa, que se alegra e caminha do lado de seus filhos.

Sua voz, é nossa voz, seu olhar é nosso olhar, carregado de ESPERANÇA por um mundo mais justo e fraterno.

Conte com nossas orações, pois rogamos a Deus, Senhor Nosso, para que ilumine com seu Divino Espirito, e conduza sua vida, como de todos os Bispos e de Nosso Papa Francisco, para que, à luz da Palavra de Deus sejam apontados caminhos acertados para a igreja.

ENVIAMOS-LHE, DOM TEODORO, para o SÍNODO DA AMAZÔNIA, como DIOCESE DE PONTA DE PEDRAS, na voz de cada filho seu, de cada jovem e criança, de cada homem e mulher, ao som das águas de cada rio por onde já andou, de cada abraço que recebeu e de cada sorriso compartilhado. Que a Virgem Maria, Mãe da Igreja, Padroeira da Amazônia lhe conduza e lhe envolva de graças. Com Ela seja dito mais uma vez: “EIS, AQUI, A SERVA DO SENHOR”

ORAÇÃO DE ENVIO

SENHOR, NOSSO DEUS, PASTOR E GUIA DE TODOS OS FIÉIS, OLHAI COM BONDADE PARA DOM TEODORO, BISPO DA NOSSA DIOCESE, PONTA DE PEDRAS. AMPARAI-O COM O VOSSO AMOR, E CONDUZA-O NESTA MISSÃO, PARA QUE, COM SUA PALAVRA E EXEMPLO COMDUZA O POVO QUE LHE CONFIASTES E CHEGA JUNTAMENTE COM ELE À VIDA ETERNA. POR NOSSO SENHOR, JESUS CRISTO, VOSSO FILHO NA UNIDADE DO ESPIRITO SANTO. AMÉM.

Comentários

  1. Que o Espírito Santo os conduza a presença do Senhor neste momento tão importante e conturbado de nossa igreja.

    ResponderExcluir

Postar um comentário