Muaná sedia encontro de formação para comunicadores da Diocese de Ponta de Pedras


Com o objetivo proporcionar formação para uso crítico e consciente dos meios e tecnologias de comunicação, bem como a leitura crítica da mídia pelos membros da comunidade, foi realizado no período de 20 a 22 de setembro, o curso para comunicadores da Diocese de Ponta de Pedras. O encontro é umas das ações da Missão de Comunicação para a Amazônia e foi organizado pela Signis Brasil em parceria com a RNA (Rede de Notícias da Amazônia) e a Fundação Itaguary de Comunicação, órgão que coordena as rádios da Diocese. A Paróquia São Francisco de Paula, em Muaná, sediou o evento, que contou com aproximadamente 60 participantes.

Os facilitadores do encontro, vindos de diversas partes do Brasil, começaram suas atividades na manhã de sexta-feira (20) visitando duas escolas da cidade, expondo aos alunos acerca da importância da comunicação. No mesmo dia, à tarde, iniciou-se o encontro para os comunicadores no salão paroquial. Os participantes foram divididos em quatro grupos para os quais eram ministradas oficinas sobre temas pertinentes à comunicação: redes sociais, jornal mural, rádio e fotografia. Na noite da sexta-feira, o Pe. Edilberto Sena, coordenador da RNA, fez uma análise de conjuntura sobre a Amazônia.

No sábado (21), foi dado continuidade às oficinas pela manhã e tarde. À noite, os participantes do encontro foram à missa em duas capelas da cidade: São Benedito, onde Pe. Edilberto Sena presidiu e Nossa Senhora de Lourdes, onde Pe. Carlindo Pinho foi o celebrante principal.

No domingo (22), as 8h, o coordenador do setor jovem da Signis Brasil Ricardo Alvarenga ministrou uma palestra sobre os fundamentos da pastoral da comunicação e o seu processo de implantação nas dioceses e paróquias.  Após esse momento, foi celebrada a santa missa de encerramento na igreja matriz, presidida pelo Pe. Silvio Santos, pároco de Curralinho.

Segundo Jéssica Santos, jornalista da Rede Notícias da Amazônia e uma das facilitadoras do encontro, “A ideia de fazer parte da equipe nos remete a fatores fundamentais da comunicação, como Cristo quer que nos comuniquemos, mas acima de tudo de valorização da vida, valorização da pessoa”. Para o a missão de comunicação na Amazônia foram selecionados sete comunicadores de diversas regiões. A metodologia aplicada no curso se desenrolou dentro da dinâmica “conhecer/construir/ celebrar”, com a aplicação das chamadas “trilhas de formação”, as quais conduzem os participantes a adquirir conhecimento.





Comentários