Muanenses celebram seu padroeiro São Francisco de Paula



No período de 18 a 28 de julho, a Paróquia São Francisco de Paula, de Muaná, celebrou o seu padroeiro com a mais tradicional festividade do município, que neste ano teve como tema: “São Francisco de Paula, modelo de caridade e partilha”, tema que faz referência ao Ano Diocesano do Dízimo, vivenciado por toda a Diocese de Ponta de Pedras em 2019.

A festividade que costumava  acontecer no período de oito dias, na última semana de julho, em 2019 aconteceu em onze dias, começando na quinta-feira (18), com o hasteamento do mastro e da bandeira, seguido de santa missa. No domingo (21), houve a tradicional procissão fluvial, saída da comunidade Nossa Senhora da Rosa Mística.

Durante as noites da festividade, as missas foram presididas por sacerdotes convidados, como o bispo diocesano de Abaetetuba Dom José Maria Chaves dos Reis, o cura da catedral de Belém cônego Roberto Cavalli, além de padres que atuam na Diocese de Ponta de Pedras: Pe. Tadeu Pimentel, Pe. Luciano Araújo e Pe. Dimas Ferreira.

Durante esse período, alguns elementos marcantes lembravam aos muanenses de que a cidade estava em festa, como a tradicional queima de fogos sempre às 6h, 12h e 18h. A programação religiosa começava antes mesmo da santa missa com o terço dos homens, rezado diariamente às 18h e a oração das vésperas, rezada às 18:30h. Após as celebrações, dava-se início à programação social com vendas de comidas típicas, leilões e apresentações culturais

No último dia da festividade (28), foi celebrada a missa do padroeiro, presidida pelo Pe. David Charles Teixeira, vigário episcopal da região Nossa Senhora da Conceição e pároco de Cachoeira do Arari, que representou o bispo. A missa aconteceu no barracão e contou com grande número de fiéis. No mesmo dia, houve também o bingão, a procissão do padroeiro, missa de encerramento, derruba do mastro, desfile dos mínimos colaboradores de São Francisco de Paula e vasta programação social.










Comentários