Festividade de São João Batista 2019



A paróquia de São João Batista, em Curralinho, vivenciou sua tradicional festividade em honra ao santo padroeiro, no período de 14 a 24 de junho, um momento voltado para a oração e à cultura popular local. Neste ano de 2019 a festa trabalhou a temática do Dízimo, tendo em vista o ano diocesano do Dízimo na diocese de Ponta de Pedras.

Em preparação à festa aconteceu na paróquia a peregrinação da imagem do santo por todas as comunidades, da cidade e do interior.

Durante as noites, a programação da festa ocorria na Matriz com as novenas ao santo, que acontece pelo segundo ano consecutivo, em seguida era celebrada a Santa Missa, sendo esta presidida em cada noite por um padre da Diocese e em uma das noites foi presidida pelo padre Francinaldo, pároco de Oeiras do Pará (Diocese de Cametá). Após os atos litúrgicos aconteciam as programações sociais, com vendas de comidas típicas, danças de quadrilhas e outras manifestações culturais, além de bingos e leilões, tudo no novo centro social São Paulo IV. A responsabilidade desses momentos ficou por conta das comunidades, grupos e movimentos da paróquia.

No dia 23 aconteceu pela manhã a celebração de primeira eucaristia, presidida pelo Pe. Silvio Santos e, a partir da noite, as missas passaram a ser presidida pelo Dom Teodoro Mendes, o mesmo realizou sua visita pastoral à paróquia no período de 19 a 24 de junho, tendo visitado os oito setores paroquias, realizando sacramentos, entre eles o da confirmação. Na noite do dia 23 foi dada a posse dos novos coordenadores das comunidades.

A finalização da festividade ocorreu no dia 24, iniciando com a procissão do padroeiro e, em seguida, missa no centro social, presidida pelo Dom Teodoro e concelebrada pelos párocos. Pela tarde aconteceu o almoço do padroeiro, bingo e o tradicional leilão do bolo. Este momento foi finalizado com a derrubada do mastro, que estava erguido desde o início da festa. À noite ocorreu a Santa missa na Matriz e a finalização dos atos litúrgicos da festividade. Nesta ocasião foi feita a diplomação da primeira turma de teologia da paróquia (Lumen Fidei), onde 70 membros receberam o certificado das mãos de Dom Teodoro. Esta turma tem como responsável Pe. Washington Tavares, que a um ano havia dado início a esta atividade.

No final da missa ainda aconteceram as últimas manifestações culturais até a finalização oficial da festa.














Comentários