Apresentação do novo livro de canto da Diocese, por Dom Teodoro Mendes Tavares



“Exultem, juntos, no Senhor, que merece o louvor dos que são bons! Louvem o Senhor com cítara, toquem para ele a harpa de dez cordas. Cantem para ele um cântico novo, toquem com arte na hora da louvação” (Sl 33, 1-3).

Aqui temos o nosso livro de canto, que esperávamos ansiosamente!

Sabemos da grande importância do canto e da música na nossa vida e caminhada de fé, nos nossos encontros, nas reuniões e celebrações litúrgicas!

Gostaria de manifestar a minha grande alegria pela publicação deste livro de canto, que foi preparado com bastante esmero. A todos os que nos incentivaram e ajudaram na sua preparação e publicação, a minha profunda gratidão e bênção!

Recordo que este livro foi pensado e preparado para ser oficialmente o nosso “Livro de Canto da Diocese de Ponta de Pedras”. Os cânticos foram escolhidos sabiamente para serem usados nos momentos de oração e nas assembléias, nas reuniões ou em outras circunstâncias.

O seu conteúdo é denso, polivalente e bastante rico! Além dos cânticos litúrgicos, incluímos também outros cantos para encontros e momentos de lazer, todas as orações eucarísticas, roteiros de celebração para distribuir a Sagrada Comunhão Eucarística, celebração da Palavra, das Exéquias e várias orações.

Recomendo que as celebrações litúrgicas sejam bem preparadas, com cantos escolhidos e usados criteriosamente, conforme cada situação, levando em consideração o tempo litúrgico, a liturgia da Palavra, o mistério celebrado, a assembleia presente, entre outras orientações e normas litúrgicas da nossa Igreja sobre a escolha de cânticos para a celebração. Enfim, procuremos dignificar a Sagrada Liturgia, celebrá-la bem e fazer sempre aquilo que edifica a Igreja de Cristo e o que agrada a Deus, o qual devemos “adorar em espírito e verdade” (Jo, 4,23).  A Ele, toda a honra, toda a glória e todo o louvor, agora e por toda a eternidade!

A Virgem Maria Santíssima, que cantou o Magnificat ao Senhor Deus, interceda por nós, seu filhos e filhas, e nos inspire para que a imitemos, rezando e cantando, em total sintonia e harmonia, como Igreja marajoara, viva e atuante, no serviço do Reino de Deus!

Ponta de Pedras-PA, 08 de dezembro de 2018, Solenidade da Imaculada Conceição, Padroeira da Diocese.

Dom Teodoro Mendes Tavares, CSSp
Bispo Diocesano de Ponta de Pedras


Comentários