Diocese de Ponta de Pedras realiza sua quarta peregrinação diocesana


Nos dias 25 e 26 de maio, a rotina da cidade de Muaná foi modificada porque aconteceu a quarta peregrinação ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Nazaré; evento anual que reúne sacerdotes e fiéis de todas as paróquias da diocese. Neste ano, a peregrinação teve como tema “Dízimo: testemunho de fé e compromisso com a Igreja”, uma vez que a diocese vivencia o ano do dízimo.

Na Sexta-Feira (24), antes de iniciar a programação da peregrinação, o bispo Dom Teodoro desembarcou no trapiche municipal, trazendo consigo a relíquia de primeiro grau de Santa Faustina, vinda da Polônia. Ao som de uma banda Marcial, os padres, religiosos e um número grande de paroquianos seguiram em procissão à Igreja Matriz, onde a relíquia permaneceu até o dia seguinte.

No sábado (25), pela parte da tarde, barcos de diversas paróquias chegavam à cidade e os peregrinos eram recebidos pela equipe de recepção e hospedagem. Por volta de 18h30 iniciou-se a procissão luminosa, saindo da igreja matriz até o santuário, onde foi celebrada a missa solene presidida por Dom Teodoro e concelebrada pelo clero diocesano, estando o templo completamente lotado. Em sua homilia, Dom Teodoro destacou, entre outras coisas, os avanços pastorais já alcançados pela Diocese, como a presença de sacerdotes em todas as paróquias e o número significativo de formandos no Seminário diocesano.  Ao fim da missa os participantes da peregrinação puderam apreciar o show do grupo chagas de Cristo, que tocou diversas músicas católicas e animou a noite.

O Grupo do terço dos homens iniciou o domingo (26) rezando no Santuário. Às 8h, o Padre Silvio Santos (pároco de Curralinho) iniciou a Palestra sobre o ano diocesano do dízimo. Ao fim da palestra, Padre Edileno Félix expôs o Santíssimo e iniciou o momento de adoração conduzido pelo Padre Silvio Santos e cantado pelo Ministério Kerigma (Curralinho), simultaneamente nos arredores do Santuário, o bispo e os padres da diocese atendiam as confissões.


Pontualmente às 10h, iniciou-se a missa de encerramento da peregrinação, Dom Teodoro aproveitou a oportunidade para apresentar as religiosas de diversas congregações que atuam na diocese de Ponta de Pedras. Antes da benção final, o bispo lançou oficialmente o tão esperado e novo livro de cantos da diocese idealizado pelo Padre David Teixeira (Pároco de Cachoeira do Ararí), este livro contém cantos atuais para serem usados na liturgia, encontros, procissões e demais eventos diocesanos, e apresenta algumas outras novidades, será vendido em toda a diocese no valor de R$15,00. Após o lançamento do livro, Dom Teodoro desejou um bom retorno para todos e encerrou com a benção final. Após a missa, as caravanas dirigiram-se aos seus devidos barcos para retornarem às suas cidades com a certeza de pertencer a uma diocese que vive em unidade e por isso promove anualmente esta peregrinação diocesana.
 








 

 

 
 






 





Comentários