Missa dos Santos Óleos será celebrada hoje em Ponta de Pedras


Nesta terça-feira da Semana Santa será celebrada a missa crismal da Diocese de Ponta de Pedras, na qual serão abençoados os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e será consagrado o óleo do crisma. Essa missa tem um profundo sentido de unidade para uma particular. Nela, os presbíteros da diocese renovarão perante o bispo os seus votos sacerdotais.

Conforme recomenda a Igreja, a missa crismal deve ser celebrada na quinta-feira santa, pela manhã, a não ser que por razões pastorais a missa tenha que ser antecipada. A Diocese de Ponta de Pedras, por questões geográficas, realiza esta celebração sempre na terça-feira da Semana Santa.

Para se aprofundar mais sobre o significado desta celebração, leia o que diz o Cerimonial dos Bispos, nos números 274 e 275.

Esta missa, que o Bispo concelebra com o seu presbitério e dentro da qual consagra o santo crisma e benze os outros óleos, é como que a manifestação da comunhão dos presbíteros com o seu Bispo.

Com o santo crisma consagrado pelo Bispo, são ungidos os recém-batizados e são marcados com o sinal da cruz os que vão ser confirmados, são ungidas as mãos dos presbíteros e a cabeça dos Bispos, bemcomo a igreja e os altares na sua dedicação. Com o óleo dos catecúmenos, estes preparam-se e dispõem-se para o Batismo. Por fim, com o óleo dos enfermos, estes recebem alívio na doença.

Para esta Missa se congregam e nela concelebram os presbíteros, uma vez que, na confecção do crisma, são testemunhas e cooperadores do seu Bispo, de cujo múnus sagrado participam, na edificação, santificação e condução do povo de Deus. E deste modo se manifesta claramente a unidade do sacerdócio e do sacrifício de Cristo continuado na Igreja.

Para que se exprima o melhor possível esta unidade do presbitério, procure o Bispo que estejam presentes presbíteros concelebrantes vindos das diversas regiões da diocese. Os que, porventura, não concelebrem podem, nesta Missa crisma, comungar sob as duas espécies.

 A consagração do crisma e a bênção do óleo dos enfermos e do óleo dos catecúmenos deve ser feita habitualmente pelo Bispo na Quinta-feira da Semana Santa, na Missa própria que se deve celebrar de manhã.

Se neste dia, for difícil reunir o clero e o povo com o Bispo, pode esta bênção ser antecipada para outro dia, contanto que seja nas proximidades da Páscoa, celebrando-se sempre a Missa própria.

Comentários