Clero de Ponta de Pedras realiza peregrinação a lugares santos



Dos dias dois a treze de fevereiro, o clero diocesano de Ponta de Pedras, juntamente com alguns fiéis leigos, participaram de uma peregrinação internacional a lugares santos para o Catolicismo.

A peregrinação foi planejada e organizada durante cerca de dois anos e tinha como objetivo proporcionar uma experiência única de contato com os locais onde se desenrolaram as histórias bíblicas, bem como com centros de peregrinação de importância mundial para a Igreja.

O roteiro da peregrinação previa passagens por Lisboa e Fátima, em Portugal; pela Terra Santa; e por Roma. O período mais longo foi passado na Terra Santa, onde os 49 peregrinos visitaram os locais onde se deram os acontecimentos mais importantes narrados nos Evangelhos como o local do nascimento de Jesus, do batismo, da transfiguração, da última ceia, da crucifixão, do sepultamento, da ascensão, etc. Em Portugal, onde foi feita a primeira parada, os peregrinos visitaram os locais relacionados às aparições de Nossa Senhora de Fátima. Já na última parada, em Roma, aconteceram visitas aos locais mais significativos da “cidade eterna” como as basílicas maiores, a praça de São Pedro, o museu do Vaticano, o Coliseu, entre outros.

Essa foi a terceira peregrinação realizada pelo clero diocesano de Ponta de Pedras a lugares santos. A primeira foi em 2000, ainda no governo episcopal de Dom Ângelo Rivato e a segunda foi em 2014, quando Dom Alessio Saccardo estava à frente da Diocese.

O termo “Terra Santa” é usado para designar os locais onde se concretizaram a grande maioria das histórias que são narradas nas Sagradas Escrituras. Em termos geográficos, está localizada entre o Rio Jordão e o Mar Mediterrâneo, abrangendo Israel, Cisjordânia e Jordânia. É um dos locais que mais atrai peregrinos no mundo, pois é sagrado para as três religiões abraâmicas: Cristianismo, Judaísmo e Islamismo.












Comentários